De acordo com o IBGE, o desemprego chegou a 13 milhões de brasileiros em 2018, sendo assim, a população desocupada cresceu cerca de 7,3% (mais de 892 mil pessoas) em comparação ao trimestre de setembro a novembro do mesmo ano. Além disso, mais de 411 mil postos de trabalho e 80 mil empresas foram fechadas em quatro anos.
Entretanto, diante desse cenário de crise e números negativos refletido ao mercado de trabalho, o marketing digital é um segmento da economia que vem crescendo e mostrando números cada vez maiores. Pode-se dizer que um dos motivos para isso é a própria crise, pois muitas empresas passaram a buscar alternativas para se destacarem mais do que a concorrência e vender mais, por meio de maiores divulgações online, por exemplo.
Devido a isso, o marketing digital movimentou mais de 16 bilhões de reais apenas de investimento em mídias digitais em 2018, segundo uma pesquisa da IAB Brasil. Entretanto, o levantamento ainda mostra que apenas 33% dos investimentos em publicidade no Brasil são focados no digital. Portanto, ainda há muito o que crescer e expandir economicamente falando, sendo uma ótima oportunidade, visto que no Reino Unido e nos EUA os investimentos focados em digital são superiores, com 52% e 39%, respectivamente.
O marketing digital possui diversos pontos positivos, por isso houve esse crescimento da área. E a previsão para 2019 é que o investimento na área aumente em média 30%, chegando em cerca de 20 bilhões de reais.
Um dos principais pontos positivos está relacionado a segmentação dos públicos e a capacidade de produzir conteúdos para os mais variados perfis de consumidores que uma empresa tem, focando em comportamentos ou preferências em cada campanha para atingir os objetivos de vendas e prospecção de clientes. Além disso, a presença no mundo online facilita o relacionamento com os consumidores, fidelizando-os com mais facilidade devido ao contato mais próximo.
Esse é um ótimo momento para quem deseja se especializar na área, pois o mercado de trabalho está em ascensão e demanda profissionais que tenham base teórica e conhecimento prático para atuarem na área. Uma alternativa é fazer uma graduação ou pós-graduação em Marketing EAD ou presencialmente, pois os cursos desse segmento já instruem os alunos para as tendências do mercado consumidor, além dos instrumentos para identificar as melhores oportunidades de vendas e divulgações.