Dois filhotes de onça-pintada ganharam nomes na tarde desta sexta-feira (11), no Refúgio Biológico Bela Vista (RVB), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
O macho ganhou o nome de Pytu, que significa fôlego, e a fêmea de Poty, que significa flor. O filhote macho é pintado, como o pai Valente. A fêmea é preta, como a mãe Nana, as oncinhas têm quatro meses.
Segundo a Itaipu Binacional, cada oncinha tinha três opções de nomes para a votação, todos com origem Guarani.
Conforme a Itaipu, os nomes foram escolhidos por meio de um concurso. Participaram da votação mais de mil alunos das Escolas Municipais Arnaldo Isidoro de Lima e Padre Luigi, da Vila C, em Foz do Iguaçu.
As crianças votaram durante uma visita realizada no refúgio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/u/WR1wNBT9GwVvIfxLTJ6w/20191011rf9392.jpg)
As oncinhas receberam uma certidão de nascimento com os nomes escolhidos pelas crianças — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
De acordo com a diretoria da usina, o objetivo da iniciativa é explicar para as crianças a importância da preservação da natureza.
As oncinhas receberam certidões de nascimento com os nomes escolhidos.
Segundo a Itaipu, as onças-pintadas nasceram no refúgio. Os filhotes podem ser visitados desde agosto, junto com a mãe, no recinto das onças.


