Crianças escolhem nomes de filhotes de onça-pintada do Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu

Mais de mil alunos de escolas municipais participaram da votação; cada oncinha tinha três opções de nomes com origem Guarani.

Dois filhotes de onça-pintada ganharam nomes na tarde desta sexta-feira (11), no Refúgio Biológico Bela Vista (RVB), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O macho ganhou o nome de Pytu, que significa fôlego, e a fêmea de Poty, que significa flor. O filhote macho é pintado, como o pai Valente. A fêmea é preta, como a mãe Nana, as oncinhas têm quatro meses.

Segundo a Itaipu Binacional, cada oncinha tinha três opções de nomes para a votação, todos com origem Guarani.

Conforme a Itaipu, os nomes foram escolhidos por meio de um concurso. Participaram da votação mais de mil alunos das Escolas Municipais Arnaldo Isidoro de Lima e Padre Luigi, da Vila C, em Foz do Iguaçu.

As crianças votaram durante uma visita realizada no refúgio.

As oncinhas receberam uma certidão de nascimento com os nomes escolhidos pelas crianças — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

As oncinhas receberam uma certidão de nascimento com os nomes escolhidos pelas crianças — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

De acordo com a diretoria da usina, o objetivo da iniciativa é explicar para as crianças a importância da preservação da natureza.

As oncinhas receberam certidões de nascimento com os nomes escolhidos.

Segundo a Itaipu, as onças-pintadas nasceram no refúgio. Os filhotes podem ser visitados desde agosto, junto com a mãe, no recinto das onças.

Compartilhe