O 2º LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, foi realizado no ínicio da última semana em Palotina e o resultado obtido foi de 4,20%.
Este resultado deixa o município com alto risco para epidemia de dengue. Lembramos que o preconizado pelo Ministério da Saúde é que fique abaixo de 1%.
A Coordenadora de Endemias Terezinha Duarte ressalta que se tem observado um aumento considerável no número de casos suspeitos de dengue. “Isto nos coloca em alerta, precisamos urgentemente diminuir o índice de infestação e assim evitar a epidemia”, revela Terezinha.
A Coordenadora também faz uma solicitação a toda a população, “convocamos todos os munícipes para fazerem uma inspeção em seus quintais e eliminarem toda a água parada, tendo em vista que o grande problema está nas residências.”
Das 48 amostras coletadas durante o LIRAa, apenas 3 foram coletadas em terrenos baldios, as demais foram nas residências.
Terezinha citou alguns locais que o mosquito pode se proliferar, “os principais criadouros encontrados foram lonas e baldes, seguido dos bebedouros de animais e pratos ou vasos de plantas. Muitos focos também foram encontrados em potes plásticos e outras coisas que acabam ficando jogadas no quintal”, afirma a coordenadora.
Combater o mosquito Aedes aegypti é dever de todos! Faça sua parte!
AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
CLIQUE SE VOCÊ JÁ ESTA EM UM GRUPO, NÃO TEM NECESSIDADE DE ENTRAR.