Dez dias após temporal, Maripá se restabelece e cenário volta a ser de organização e limpeza

Quem passou por Maripá na noite do temporal, ocorrido no último dia 22, vivenciou um cenário de devastação

Quem passou por Maripá na noite do temporal, ocorrido no último dia 22, vivenciou um cenário de devastação. Árvores e galhos bloqueavam quase todas as ruas da cidade, cobertas pelo granizo. Hoje (2), dez dias após o vendaval, o panorama já é quase aquele com que os moradores e visitantes estavam acostumados, de organização e limpeza.

A rápida mudança no cenário se deve à agilidade na resposta ao desastre e à união da comunidade. Na mesma noite do temporal, equipes do Município foram mobilizadas e servidores foram para as ruas com maquinários a fim de liberar as vias e permitir o tráfego de veículos na cidade.

De acordo com o secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Adilson Gonçalves da Cruz (Chicão), coordenador da Defesa Civil no município, o trabalho deve continuar pelas próximas duas semanas. “No primeiro momento, o objetivo foi de atender as famílias da cidade e do interior que tiveram suas casas afetadas e, paralelamente, iniciamos a desobstrução das ruas que tinham muitas árvores e galhos caídos, principalmente as que estavam sob a rede de energia”, explica.

Desde então, diversas equipes formadas por servidores públicos e voluntários seguem trabalhando na recolha de galhos e limpeza das ruas.

SOLIDARIEDADE –Uma corrente de solidariedade se formou logo no primeiro momento após o desastre. Vizinhos, familiares, empresários, poder público e voluntários de outras cidades se uniram para ajudar uns aos outros. “Além do trabalho dos servidores, que não mediram esforços durante todos estes dias, tivemos também a importante ajuda de voluntários da cidade e de toda a região, que se solidarizaram com a situação e nos deram apoio naquele momento e somos muito gratos por todo suporte que recebemos”, destaca o prefeito Rodrigo Schanoski.

Estiveram envolvidos, ainda, a Defesa Civil do Estado do Paraná, equipes do Corpo de Bombeiros da região, servidores dos municípios de Palotina e Nova Santa Rosa, grupo de voluntários de Francisco Alves, o Grupo de Ações Voluntárias – GAV, alunos do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo de Palotina e voluntários de todos os municípios vizinhos.

ENERGIA – A Copel restabeleceu por completo a energia na última sexta-feira (29), na cidade e no interior.O relatório final da Companha Paranaense de Energia registrou a substituição de 96 postes quebrados, três transformadores na área urbana e 700 metros de cabos de energia.

Equipes de todo o estado foram mobilizadas para atuar no restabelecimento da energia. Durante os seis dias que sucederam o temporal, uma média de 46 eletricistas estiveram diariamente na cidade. A Copel criou, ainda, um ponto de atendimento emergencial, com horário estendido, na Prefeitura Municipal entre 25 e 29 de abril para atender aos consumidores.

Compartilhe