A eleição para o Conselho Tutelar de Curitiba, que aconteceu neste domingo (6), foi cancelada por problemas na votação, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
De acordo com a promotora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) Luciane Linero, foram registradas inconsistências em relação às urnas, aos nomes e números dos candidatos em alguns pontos de votação.
"Estes problemas comprometeram a condição total da eleição, então decidimos anular o pleito para que ele se reinicie", afirmou a promotora.
A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com apoio da Prefeitura de Curitiba e fiscalização do MP-PR.
De acordo com Linero, alguns candidatos foram flagrados cometendo irregularidades, como fazendo o transporte de eleitores para os pontos de votação, o que é proibido.
A votação aconteceu entre 8h e 17h deste domingo, em dez regionais da cidade.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, foram 180 candidatos a 50 vagas para conselheiros titulares e outras 50 vagas para suplentes.
De acordo com a promotora do MP-PR, não há nova data definida para a realização das novas eleições.
Os novos conselheiros devem atuar na gestão 2020/2023, no serviço de garantir os direitos de crianças e adolescentes, em situações de negligência dos responsáveis, violência física, emocional e sexual.
Campo Largo
A Justiça suspendeu a eleição para escolha de conselheiros tutelares em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A votação ocorria parcialmente neste domingo (6).
Segundo a decisão, foram identificadas irregularidades na impressão das cédulas. Após a identificação do erro, foram recolhidas todas as cédulas, usadas e não usadas.
Foram 12 candidatos considerados aptos à eleição, e as cédulas possuíam apenas 11 quadrados para a marcação do nome, segundo a Justiça. Além disso, também houve denúncia de duplicidade na lista de eleitores, enquanto outros não estavam na lista.
Paranaguá
Em Paranaguá, no litoral do Paraná, as eleições também foram suspensas, após um pedido do MP-PR.
Segundo a Promotoria que fez o pedido, houve problema na aplicação das provas na cidade.