O projeto apresenta-se como uma oportunidade para que, especialmente as pequenas propriedades rurais, ganhem em valor agregado de seus produtos ao incentivar a produção de variedades finas de queijos.
Uma equipe do Poder Executivo de Maripá, liderada pelo prefeito Rodrigo Schanoski realizou nesta sexta-feira (2), uma visita técnica ao Biopark a fim de conhecer o Projeto Queijos Finos do Oeste do Paraná. Com o objetivo de elevar a bacia leiteira da Região a outro patamar, ao incentivar a produção de variedades finas de queijos, o projeto apresenta-se como uma oportunidade paraque, especialmente as pequenas propriedades rurais, ganhem em valor agregado de seus produtos.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
SE VOCÊ JÁ ESTA EM UM GRUPO DO PORTAL PALOTINA NÃO TEM NECESSIDADE DE ENTRAR
O Biopark oferece gratuitamente todo o suporte necessário para os produtores, com equipe e laboratório dedicados exclusivamente para o Projeto Queijos Finos.Entre as etapas estão o acompanhamento dos animais da propriedade, análise da qualidade e características do leite, orientações sobre o tipo de queijo a ser produzido, desenvolvimento da receita e produção acompanhada por técnicos especializados.
Para o prefeito Rodrigo Schanoski, o projeto torna-se um aliado para impulsionar a cadeia do leite, que vem reduzindo ao longo dos anos, e incentivar os atuais produtores a dar continuidade na atividade. “Só em 2019 foram produzidos em Maripá mais de 11 milhões de litros de leite, o que demonstra todo o potencial que temos para evoluir nesta área. Este projeto dá toda a condição para que o produtor aperfeiçoe a sua produção e, através das agroindústrias, valorize o seu produto e tudo isso a custo zero para o município e para o produtor”, pontua.
COTINUAR LENDO A POS PUBRICIDADE
Até o momento, seis produtores de Maripá já demonstraram interesse em participar do projeto, no entanto, para dar continuidade, é necessário que o município implante o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial destes produtos, além de aderir ao SUSAF -Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, que permite a venda para outros municípios dentro do Estado.
“Nós já reunimos a equipe para dar início à implantação do sistema próprio de inspeção municipal e também fizemos uma parceria com o Sebrae para nos dar o assessoramento na adesão ao Susaf. Estamos unindo esforços para agilizar essa tramitação, que depende de adequação da legislação e outros fatores, mas sem dúvidas quando concluído será de extrema importância para muito produtores que querem industrializar a sua produção”, garante o prefeito.
A visita também contou com uma degustação de queijos finos na Queijaria Flor da Terra, do Biopark. Fizeram parte da comitiva junto ao prefeito Rodrigo, a primeira-dama Angela de Azevedo Schanoski; a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi, os secretários municipaisAdilson Gonçalves da Cruz, Chicão (Agricultura e Meio Ambiente), Eder Kuroli (Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico); Marcelo Biesdorf (Governo); o coordenador da Vigilância Sanitária, CharleyMilbratz; e o diretor de Piscicultura e Meio Ambiente, Cleiton Manske.
COMO PARTICIPAR – Para fazer parte do projeto de Queijos Finos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone ou (45) 2036-3606. Para saber mais, acesse biopark.com.br/queijosfinos
