Iniciadas ainda em 2018 e paralisadas há dois anos, as obras do contorno viário da PR 975 deverão ser retomadas em julho. C.Vale, governo do Paraná e prefeitura de Palotina vão assinar, na sexta-feira, 7 de junho, um termo aditivo ao protocolo de intenções que consolida os valores para a execução da conclusão de obras para facilitar o acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale. Uma solenidade com a presença do presidente da C.Vale, Alfredo Lang, do governador Ratinho Junior, prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, marcará a assinatura do documento, na sede da cooperativa.
Os trabalhos preveem a conclusão de 15,2 quilômetros de rodovias, rotatórias e um viaduto. A gestão da obra e a contratação da empreiteira ficarão a cargo da C.Vale, que receberá créditos de ICMS do Estado. O contorno viário vai ligar Palotina a Assis Chateaubriand, Francisco Alves, Terra Roxa e Toledo.
A esmagadora de soja inaugurada em novembro de 2023 pela C.Vale deve entrar em operação em breve, aumentando o fluxo de veículos pela área urbana de Palotina. Assim que as obras forem concluídas, o trânsito de veículos pesados será desviado do centro de Palotina e o acesso de caminhões, carretas e ônibus ao complexo agroindustrial será facilitado. Cálculos da C.Vale apontam um fluxo diário de 600 veículos leves e pesados pelo contorno viário com destino às indústrias da cooperativa.
Assessoria C.Vale