Uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou controlar um incêndio que se alastrou pela vegetação na tarde desta terça-feira (20), na avenida das Nações, em Lucas do Rio Verde-MT. Na mata, vários animais silvestres como cobras, roedores e animais maiores morreram queimados.
Foi mobilizado além do ABT(Auto Bomba Tanque) dos bombeiros outro caminhão pipa e uma pá-carregadeira para evitar que o fogo se propagasse ainda mais.
Depois de algumas horas, as chamas foram controladas, porém na mata onde o fogo se alastrou vários animais silvestres não conseguiram escapar e morreram queimados.
As causas ainda serão investigadas.
O período proibitivo para as queimadas segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas, conforme Decreto nº 638, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso. Nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil e R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro