Após intenso trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, aliado com um período de estiagem, houve uma redução considerável no índice de infestação.
O PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue) realizou na semana passada o 4º LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Aedes Aegypti) de 2019. O índice de infestação levantado foi de 0,50%. Os bairros com índices mais altos foram: Morada do Sol (5,20%), Imigrantes (2,50%), Centro 3 (1,96%), Vô Konrad (1,70%) e Jardim Dallas (0,90%).
“Mesmo com o índice de infestação inferior a 1% e a chegada do inverno, não podemos “baixar a guarda”. É preciso adotar de forma permanente, as medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, essa é a única maneira eficaz de combater o mosquito e não deixar água parada. Palotina Unida Contra o Aedes!”, destaca a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de dengue em Palotina já somam 187. “Realizamos a mobilização que envolveu diversos segmentos da sociedade e muitos focos foram eliminados, porém a população deve manter os quintais, calhas, bebedouros de animais, pratos de plantas, entre outros, sempre limpos”, ressalta a secretária de Saúde, Jaqueline Delai