Itaipu reafirma alinhamento para continuar a desenvolver o Oeste

A Itaipu tem projetos em alinhamento com o governo federal que vão preparar a região Oeste do Paraná...

A Itaipu tem projetos em alinhamento com o governo federal que vão preparar a região Oeste do Paraná para um novo ciclo econômico. A afirmação foi feita pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, durante uma coletiva de imprensa que antecedeu ao encontro com 41 prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), na manhã desta sexta-feira (20), em Cascavel.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
SE VOCÊ JÁ ESTA EM UM GRUPO DO PORTAL PALOTINA NÃO TEM NECESSIDADE DE ENTRAR

“É uma questão de gestão. Essa restruturação permitiu aporte de recursos em grandes e pequenas obras e iniciativas de grande impacto. E isso influencia positivamente localmente, mas também para todo o Brasil”, afirmou o general Ferreira, citando como exemplo a Ponte da Integração, hoje com quase 65% de construção executada. “A obra vai resolver um gargalo do transporte e dar mais vazão ao escoamento das riquezas que atravessam fronteira e proporcionam bem-estar à população.”
O presidente da Amop e prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, agradeceu à presença de Ferreira, que estava acompanhado do diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell. Segundo Paranhos, a relação da Itaipu com a Amop é mais que uma relação financeira e administrativa. “É uma parceria que também reconhece o quão significante tem sido essa construção. Nos orgulhamos desse estreitamento institucional que tanto traz benefícios para a nossa região”, afirmou.

CONTINUAR LENDO APOS PUBLICIDADE

De acordo com Paranhos, o apoio da Itaipu, especialmente a partir de 2019, com obras estruturantes e outras de menor porte, são fundamentais para o desenvolvimento regional. Como exemplo, ele mencionou o investimento na infraestrutura viária que melhorou o escoamento da produção do agronegócio, a ampliação do Aeroporto de Cascavel e várias outras obras em Foz do Iguaçu, como a nova ponte entre o Brasil e o Paraguai e a Perimetral Leste, que têm impactos diretos na economia regional. 
Há quatro meses à frente da Itaipu, essa é a primeira participação do general Ferreira em uma assembleia geral da Amop. Foi uma oportunidade para alinhar informações, debater demandas em comum e retribuir a visita de cortesia feita pelo presidente da Amop no dia 22 junho, no gabinete do diretor-geral brasileiro, em Foz do Iguaçu. “O relacionamento da Itaipu com associações como a Amop e a dos municípios lindeiros, por exemplo, é estratégico para que a região ganhe como um todo”, afirmou o diretor.

Compartilhe