Marcos Ferronato realizou palestra sobre proposta de um novo ecossistema de inovação regional

A palestra foi na Unipar, Campus I em Toledo

Na última quinta-feira (25), o empreendedor de Palotina, Marcos Ferronato, realizou na Unipar, Campus I em Toledo, palestra sobre uma proposta de um novo ecossistema de inovação regional. Foram trabalhados conceitos do ciclo de vida ideal para este ecossistema, conceitos de ideação e modelos de pré-incubação. Além de enfatizar a importância da inovação aberta para que idéias inovadoras possam tornar-se negócios inovadores.

A startup NetWord Agro realiza o monitoramento de solos e lavouras através de dois sensores, um sensor de solo e um sensor de lavoura: – Sensor de solo: Tecnologia Própria, patente depositada. Utilizado para a identificação da concentração dos nutrientes de solo (N,P,K,Ca, Mg, Boro e Zinco), temperatura, umidade e pH. – Sensor de imagem: Acoplado a um drone. Utilizado para a identificação dos pontos de infestações de pragas, doenças e ervas daninhas em quadrantes a partir de 1m² fornecendo arquivos que podem ser integrados aos equipamentos de agricultura de precisão para a realização de aplicações a taxa variável com fechamento de barra, seção ou bicos. A solução possui impactos nos mais diversos aspectos da agricultura: – Impacto Econômico: Ao determinar os pontos de incidência de pragas, doenças e ervas daninha e gerar seus mapas georreferenciados a startup possibilita a aplicação de defensivos e corretivos apenas onde há o problema, gerando um aumento na rentabilidade do produtor, a partir da redução de custo. – Impacto Ambiental: Ao realizar as aplicações georreferenciadas somente nos pontos de incidência, a NetWord Agro viabiliza a utilização consciente dos defensivos e corretivos. – Impacto Social: Devido ao aumento da rentabilidade do produtor, torna-se possível maiores investimentos em produtos e maquinários.

A startup participou do programa AIT – Academy Industry Training 2019. O Academia Industry Training – AIT é um reconhecido programa internacional que conecta pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil com a indústria para levar ao mercado suas pesquisas de alto nível. O programa é uma iniciativa no escopo do Plano de Ação para Cooperação Científica entre os países e consiste em treinamentos e atividades presenciais no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e na Suíça. A startup NetWord Agro conquistou o prêmio de segundo lugar na Final Pitch Session (competição de pitches) na etapa Brasil em novembro de 2018 e agora na etapa realizada na Suíça conquistou novamente o prêmio destacando os serviços e produtos da NetWord Agro em uma escala mundial.

Compartilhe

Posts Relacionados