Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), ocorre este mês a mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho. O período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.Atualmente, o Ministério da Saúde estima que 900 mil brasileiros carreguem o HIV, dos quais 135 mil não sabem disso.
Em Maripá, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços gratuitos à população para a realização de exames e tratamento para a doença. Além de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contarem com dispensadores de preservativos – uma ferramenta que busca facilitar a distribuição de preservativos masculinos para a população de forma organizada, segura e sem constranger o usuário -, cartazes para conscientização sobre a data foram fixados nas UBS a fim de orientar e prevenir as infecções sexualmente transmissíveis.
Mais informações podem ser obtidas em qualquer UBS do município.