Preparar os professores para atuar em situações emergenciais nas escolas. Com esse objetivo, a Administração Municipal está implantando Brigadas Escolares em todas as unidades de ensino de Maripá. Na quarta-feira (24), 32 professores receberam os certificados após concluírem o curso Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Corpo de Bombeiros de Palotina.
O treinamento foi de 60 horas de ensino à distância (EAD) e 8 horas de aula prática realizada no Corpo de Bombeiros de Palotina, envolvendo primeiros socorros, combate e prevenção a incêndios e planos de abandono. De acordo com o 1° tenente e comandante do Corpo de Bombeiros, Guilherme Rodrigues de Lima, a próxima etapa é realizar os simulados nas próprias escolas. “É fundamental que os profissionais que atuam nestes ambientes estejam preparados para agir em alguma situação de emergência até a equipe especializada chegar ao local para o atendimento”, explica.
As três escolas municipais e o Centro Municipal de Educação Infantil atendem juntos 688 crianças. “Esta ação é fundamental para garantir mais segurança, principalmente em um ambiente com grande circulação de crianças, que requer um cuidado especial”, afirma o prefeito Anderson Bento Maria.
O curso teve como instrutores o soldado Leonardo da Silva e o cabo Marco André Piccin. “Agradecemos mais uma vez a parceria e preocupação do Corpo de Bombeiros com a segurança em nossas instituições e agradecemos especialmente aos profissionais de nosso município que se dispuseram e se empenharam nesta formação”, ressalta a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.