A Paróquia São Vicente Palotti convida a todos para participar neste domingo, dia 08, da missa quer será realizado na matriz, que também servirá como uma homenagem dos 40 anos de sacerdócio de seu atual Pároco, o Padre Moacir Piovesan.
- Nome completo:
– Moacir José Piovesan
- Data de nascimento:
– 12/03/1958
- Qual ano ingressou no seminário e em que cidade?
– 1978 em Vale Veneto Faxinal do Suturno – RS.
- Local e data da ordenação Diaconal e Presbiteral?
– Diaconal – Santa Maria – RS 20/10/1984;
– Presbiteral- Frederico Westphalen 09/ 12/1984.
Lema da Ordenação sacerdotal
Mt 12,18 “ Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem minha alma se compraz. Porei o meu espirito sobre ele e ele anunciará o direito as nações.”
- Qual a sua naturalidade e quantos irmãos de sangue possui?
– Brasileiro, 5 irmãos.
- Atualmente pertence a qual comunidade religiosa?
– Sociedade Vicente Pallotti SAC – Padres Palotinos.
- Quais trabalhos desempenhou e em quais estados ou países?
– Pároco em cerejeiras – Rondônia – 1985 – 1992
– Mestrado em teologia dogmática nos Jesuítas em Belo Horizonte 1993 – 1995
– Salto do Jacuí RS 1996 – vigário Paroquial
– Campo Grande MS – 1997- 1999 – Pároco
– Vere – PR 2000 – 2001 – – Pároco
– Porto Velho – RO 2002 – 2007 – Pároco
– Coronel Vivida – 2008 – 2016 – Pároco
– Santa Maria – RS 2017 – 2019 – Pároco
– Fatima do Sul – MS 2020 Vigário Paroquial
– Fatima do Sul – MS 2021 – 2022 – Pároco
– Palotina – 2023… – Pároco
- Que trabalho desempenha hoje? (opcional) outras informações que gostaria que fosse publicado junto a suas felicitações,
– Pároco em Palotina.
– Fui apresentador do jornal da Rede Vida de Televisão, em Porto Velho – RO
– Diretor da Radio Vicente Pallotti em Coronel Vivida – PR.
– Amante do esporte: futebol, natação, pedal… torcedor do Grêmio!
Nascido em um lar católico, com tios padres e tias religiosas, desde muito cedo aprendi com meus pais o caminho da comunidade, igreja, o terço em família todas as noites, novenas, orações pessoais.
Quando criança fui coroinha, cultivei muitas amizades com seminaristas e padres. Tive uma infância muito alegre, livre com primos e cultivei belas amizades, lembro muito bem que bem jovem gostava de participar de retiros espirituais e leituras nas missas. Estudei em um colégio particular das irmãs, lembro ate hoje com saudade, com carinho e gratidão do tempo do colégio, das irmãs, mas, a irmã que mais me marcou foi a “irmã Elenita”, como amiga, conversava comigo, com perguntas e um olhar de muito carinho e afeto.
Na minha juventude gostava muito de esporte, jogar futebol, andar de bicicleta, espiribol, natação.
Minha motivação primeira de ir para o seminário foi; jogar futebol e pela piscina que havia la. Chegando la, logo fui a piscina e joguei futebol, mas, compreendi logo que devia refazer minha motivação primeira, e que no seminário era mais importante rezar, estudar, trabalhar e vida de comunidade, feito isso tratei de cuidar de minha vocação de meu chamado como seminarista em vista do sacerdócio.
Fiz faculdade de filosofia e teologia; entre uma e outra fiz o noviciado que é um tempo de discernimento vocacional, espiritualidade mais acentuada ( vida de oração) e estudo do carisma do nosso santo fundador São Vicente Pallotti.
Como padre novo, fui trabalhar em cerejeiras Rondônia, tudo novo naquela cidade que estava começando e eu padre com 26 anos de idade. Lá iniciei meu ministério sacerdotal, juntamente com o padre Luizinho Vendruscolo, um santo homem que com sua vida me ensinou muitas coisas. E o padre Pedrinho Secretti, meu amigo e companheiro, esse me levou para os campos de futebol, onde todas as tardes de domingo jogava futebol. Lá fui campeão amador por dois anos, ate hoje sou lembrado como um grande jogador.
Sempre que pude fui nadar nas represas ou nos rios que lá existiam. Como tudo era muito simples e a cidade muito plaina igual Palotina, andei muito de bicicleta, visitando as famílias e ate mesmo pelo prazer de pedalar.
Hoje ser pároco de Palotina, é motivo de muita alegria e satisfação, sem sombra de duvida estou muito feliz aqui. Cidade que me acolheu de braços abertos, estou aqui apenas um ano e meio, ate parece que nasci aqui!
Quarenta anos de sacerdócio, pude ajudar muitas pessoas, famílias e comunidades. Encontrei pessoas boas que me ajudaram, fiz belas amizades. Vocação acertada, vida feliz. Um abraço, Deus abençoe a todos!