Em funcionamento desde junho deste ano, o novo sistema informatizado para emissão do RG (Registro Geral) tem facilitado o acesso ao documento em Maripá. Entre as principais vantagens está a coleta das impressões por leitura biométrica e não mais com a convencional tinta. Além disso, quem for fazer o RG não precisa levar foto 3×4, já que ela é tirada no local, de forma totalmente eletrônica.
Para implantação do sistema, a Administração Municipal investiu R$ 10.735,00 por meio da Secretaria de Administração. “A modernização da gestão pública é fundamental para dar agilidade aos processos e facilitar o acesso aos serviços pelo cidadão”, ressalta o secretário da pasta, Rodrigo Schanoski.
Além disso, quem fizer o documento a partir de agora passa a receber um novo modelo. Desde o início de junho, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) passou a emitir a Carteira de Identidade com layout diferenciado e nova disposição das informações.
Na frente do documento, a nova versão conta com nome, foto, informações sobre filiação, cidade e data de nascimento. No verso são apresentados o número do RG, número do CPF e impressão digital.
O chefe do Posto de Identificação de Maripá, Wagner Lescowicz, lembra que não é necessário solicitar uma nova via para quem já tem o documento. “A versão antiga continua valendo em todo o território nacional. A mudança vai ser de forma gradativa, para os novos documentos emitidos”, explica.
O Setor de Identificação funciona junto à Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico e está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.