Operação Vucetich: suspeitos utilizavam falsos documentos para cometerem crimes

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão em Cascavel e Toledo

A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira (22) três pessoas envolvidas com fraudes de documentação no Paraná. Os mandados foram cumpridos no âmbito da Operação Vucetich em Cascavel e também em Toledo – região Oeste do Estado. 

Durante as investigações da primeira e segunda fase da operação, foi descoberto que três pessoas foram favorecidas com identidades falsas que saíram do instituto de Rancho Alegre. 

O delegado da Dcco (Divisão de Combate a Corrupção) Dr. Rogerson Salgado, conta que o trio envolvido nos crimes criou várias empresas, e aplicava golpes em bancos e demais estabelecimentos comerciais. Ao todo foram criadas cinco empresas, durante os mandados de buscas e apreensão, a equipe policial apreendeu duas caminhonetes – uma Fiat Toro zero quilômetros e uma Captiva. 

Os criminosos tiveram acesso a cinco RGs falsos como nomes: Alberto Luiz Joner, Luiz Alberto Rosengold, Sandro Marcos Bessani, Marcio Luiz Bessani e Luiz Alberto Leminski. 

Os três presos na terceira fase da operação devem responder por uso de documento falso, falsidade ideológica e também por estelionato. 

A Polícia segue com as investigações para tentar detectar possíveis crimes em outras cidades da região. As empresas foram abertas somente no papel e não tinham uma estrutura montada.

SAIBA MAIS SOBRE A OPERAÇÃO:

Na primeira fase da operação, ocorrida no dia 10/12/18, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no posto de identificação onde trabalhava um servidor público municipal em Rancho Alegre D´Oeste, bem como, em um escritório de contabilidade em Maringá. 

Na ocasião foram apreendidos computadores, celulares e documentos. O servidor prevalecia-se do fato de trabalhar no atendimento do posto para confecção de carteiras de identidade e inseria dados falsos no sistema para contribuir com criminosos. 

De acordo com as investigações, o posto de atendimento em que o funcionário municipal trabalhava teria confeccionado cerca de 160 Carteiras de Identidades falsas.

Em 02/04/2019 foi deflagrada a segunda fase da operação, que resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e prisão do servidor municipal de Rancho Alegre do Oeste, responsável pelas falsificações, bem como, o cumprimento de 4 (quatro) mandados de prisão e mandados de busca e apreensão em Maringá-PR, contra indivíduos beneficiados pelos RG?s falsos e que criaram empresas fraudulentas para praticar golpes contra o seguro desemprego e INSS, inquérito já concluído e enviado a justiça da comarca de Goioerê-PR.

A operação foi batizada como "Vucetich", em alusão ao argentino nascido na Croácia, Juan Vucetich, que desenvolveu e colocou pela primeira vez em prática um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais.

Compartilhe

Posts Relacionados