Os primeiros dez dias do mês de Outubro foi generoso no quesito chuvas em alguns pontos do Paraná, particularmente no oeste do estado pegando até mesmo o sul do Mato Grosso do Sul. Há regiões com registros superiores aos 360 mm nestes primeiros 10 dias, superando a média esperada para a época do ano em 150 mm.
O mapa abaixo mostra a anomalia de precipitação, diferença entre o ocorrido e a média histórica esperada para todo o mês de Outubro. Os tons mais quentes representam as localidades onde as chuvas ainda estão abaixo da média do mês, os tons mais frios são as regiões onde as chuvas já superaram a expectativa para todo o mês de outubro e as cores neutras são as localidades onde a chuva está dentro da média mensal.
Essas chuvas que ocorreram no Paraná foram provocadas principalmente pela passagens de sistemas de baixa pressão e também o suporte mais expressivo da corrente de ventos conhecida como Jatos de Baixos Níveis, que traz o ar quente e úmido da região norte para o centro-sul do país. E o conjunto desses fatores favorecem a ocorrência de chuvas fortes muitas vezes na forma de tempestades sobre esta região.
Para os próximos 15 dias a projeção do modelo norte americano GFS indica altos volumes de chuva para a região, superando os 250 mm nas áreas com maiores volumes no oeste paranaense.
E toda essa chuva será refletida na umidade do solo, mantendo uma diferença positiva entre a umidade do período atual até o final do mês.