Há poucos dias o município de Palotina estabeleceu um calendário especial para fazer um arrastão e recolher de lixos e entulhos.
Divulgamos aqui em nosso Portal e em nossas redes sociais, que o município estava pedindo para a população colocar em frente suas residências os lixos e entulhos que estivessem nos quintas, a fim de promover a limpeza e evitar a proliferação do mosquito da Dengue.
Pois bem, ontem dia 18/05 (dez dias após passarem no bairro recolhendo entulhos), agentes de endemias estava fazendo vistoria de rotina no Jardim Social, quando se deparam com descarte irregular de entulhos em um lote baldio.
As pessoas precisam ter consciência que o lixo produzidos por ela, são de sua responsabilidade, o descarte precisa ser feito de maneira correta. O município disponibilizou equipes para estarem recolhendo esses lixos nos dias específicos.
Além disso, 1 vez por mês as equipes passam nos bairros recolhendo os lixos e entulhos, os reciclados 1 vez por semana.
A pessoa teve todo o trabalho de carregar o lixo no veículo para descartar em um local inadequado, porque não levou direto no lixão?
Vale ressaltar que o descarte irregular de lixo, além de multa pode ir preso.
“Artigo 54 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998
Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º Se o crime é culposo:
Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa.”
Ainda não participa em nosso grupo do Whatsapp? Então cliquei aqui para entrar.