Alusivo as comemorações dos 59 anos de Palotina, o Departamento de Cultura realizou uma homenagem a todos os cidadãos honorários, na terça-feira (30), no Museu Municipal Antônio Bernardino Daniel. Como reconhecimento do trabalho e dedicação destas pessoas em prol do município, uma exposição com fotos e pertences foi montada para demonstrar um pouco da vida e da história de cada homenageado. A exposição estará disponível para visitação até o dia 11 de agosto.
O título de cidadão honorário existe desde 1968, sendo que até o ano de 1986 a indicação era realizada pelo prefeito em exercício, a partir disto a indicação é feita pela Câmara de Vereadores. Até 2019, 34 pessoas receberam o título de cidadão honorário de Palotina.
No mesmo dia foi entregue a exposição de artes do Colégio Estadual Ceebja e os trabalhos da primeira feira de invenções da escola municipal Joaquim Martins Franco.
Dentre os presentes estavam os cidadãos honorários: Eugênio Adriano Leszczynski, Severino Gênero, Selmar José Basso e Cristiane Aparecida Ramos, além do vice-prefeito, Chico Brum, secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko, diretora do Departamento de Cultura, Flávia Kunh, presidente da APAVA, Sergey Sendtko, professores, alunos da escola Joaquim e membros da comunidade.