A Secretaria de Saúde de Palotina realiza neste sábado (4), o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Todas as pessoas dos grupos prioritários que ainda não receberem a vacina estão sendo convocadas a comparecerem em uma das 10 unidades de saúde do município, no horário das 8h às 17h. A vacinação protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B).
O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são os trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, professores (escolas públicas e privadas), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Durante todo o período da campanha, ocorre a atualização da caderneta de vacinação de crianças, gestantes e puérperas, que compõem o grupo de vacinação da primeira fase iniciada no dia 10 de abril.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo. Para vacinação, a pessoa deve se dirigir até a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, levando documento pessoal e o cartão de vacinação. Para o grupo de professores ainda se faz necessário à apresentação da declaração emitida pelo responsável da Instituição de Ensino e documento de identificação pessoal com foto.
Inicialmente, a campanha está prevista para ir até o dia 31 de maio. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano e a dose é ofertada anualmente nos meses que antecedem o inverno, quando a circulação do vírus é mais intensa.