Palotina: Prefeitura intensifica o combate ao Aedes Aegypti com a aplicação do fumacê

O mosquito Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade em períodos de calor e chuva. E para combater esse inseto, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Secretaria de Saúde de Palotina iniciou a aplicação do inseticida...

O mosquito Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade em períodos de calor e chuva. E para combater esse inseto, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Secretaria de Saúde de Palotina iniciou a aplicação do inseticida com o fumacê nesta quarta-feira (10).

De acordo com a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, é importante abrir portas e janelas para maior eficiência do inseticida. Guardar utensílios domésticos e alimentos em recipientes com tampas. Cobrir as gaiolas dos pássaros. Colocar animais domésticos em locais seguros. Retirar as roupas do varal. Após a aplicação, alimentos e a água dos animais devem ser trocados.

A melhor forma de se evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para sua criação. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, ou seja, todos os materiais que podem facilmente ser retirados e eliminados enquanto potenciais criadouros.

“É importante que toda população faça sua parte para combater o mosquito e evitar as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti”, alerta Terezinha.

Compartilhe

Posts Relacionados