Palotina: Saúde vai vacinar população a partir dos 06 meses de vida contra a Gripe

A vacina da gripe protege contra os diferentes tipos do vírus Influenza, que é responsável pelo desenvolvimento da gripe

A vacina da gripe protege contra os diferentes tipos do vírus Influenza, que é responsável pelo desenvolvimento da gripe. No entanto, como este vírus sofre muitas mutações ao longo do tempo, vai-se tornando cada vez mais resistente e, por isso, a vacina precisa ser refeita todos os anos para proteger contra as novas formas do vírus. Com a finalidade de imunizar o maior número possível da população, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, liberou nesta sexta-feira (25), a vacinação da gripe para toda a população a partir dos 06 meses de idade. A ação faz parte da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Paraná.

O prefeito de Palotina e presidente do Consamu Luiz Ernesto de Giacometti, explica que a vacina é de suma importância por que ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra a gripe, evitando o surgimento de complicações graves como pneumonia e outros problemas respiratórios. “A vacina da Influenza é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, revela Luiz Ernesto que é formado em medicina.

O Secretário Municipal de Saúde de Palotina, enfermeiro Edivaldo Bertho ressalta que estar imunizado, também reduz os casos gripais em que há a necessidade de cuidados intensivos. “Precisamos que a população atenda a esse chamado e procure uma das UBS existente no município para receber a vacina contra a gripe”, ressalta Edivaldo mencionando que em Palotina a vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 e neste sábado dia 26 de junho a vacinação da gripe estará acontecendo no posto de Saúde Central das 7h30 às 12h30. Para receber a vacina é preciso apresentar documentos pessoais, Cartão SUS e a carteirinha de vacinação.

Compartilhe