O Rotary Club de Palotina Pioneiro, o Município de Palotina e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, realizam um mutirão de testes rápidos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos.
O evento acontece no dia 03 de agosto, no Posto de Saúde Central, e busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.
No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.
A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes – África e Américas. Pessoas de todas as idades precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes são gratuitos. Mais informações podem ser obtidas no link: http://www.hepatitezero.com.br.
Um projeto brasileiro, para o mundo – A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sonho de um brasileiro, Humberto Silva – sobrevivente do vírus, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar. Ele fez um voto a Deus que trabalharia sem nada receber, até o fim de suas forças para mudar a situação no mundo e hoje, junto ao Rotary Internacional, mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países.