Parque Estadual São Camilo completa 35 anos

Um sábado ensolarado com diversas atividades e a presença de um grande público marcou os 35 anos do parque

Um sábado ensolarado com diversas atividades e a presença de um grande público marcou os 35 anos de Parque Estadual São Camilo.

Estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Estado do Paraná, Marcio Nunes; o deputado estadual Marcel Micheletto; o prefeito em exercício de Palotina, Sr. Idenir Pedrinho Brum; representando o presidente da Câmara de vereadores, Sr. Gilmar Hinkel, e os vereadores Wesley Freitas, Roselei Gubert Delai e Enio Moesh; o gerente do departamento de unidade de conservação, Sr, Narci Nodari, os prefeitos dos municípios de Terra Roxa, Maripá, Nova Santa Rosa e Três Barras, além de diversas autoridades de lideranças de Palotina e do Estado do Paraná.

A abertura da cerimônia ficou marcada com a apresentação do Coral municipal Juvenil de Nova Santa Rosa e a fanfarra municipal de Palotina.

O Parque

O Parque Estadual de São Camilo foi criado como Reserva Biológica de São Camilo. Com o objetivo primário de proteger a fauna e flora da região, a UC abriga áreas de cobertura vegetal em avançado estágio de regeneração, possibilitando a sua preservação, e representa um refúgio para a fauna, sendo um dos últimos fragmentos florestais de porte considerável na região. Além da proteção à biodiversidade, esta Unidade se encontra aberta à visitação e ao lazer, permitindo o ecoturismo e a realização de pesquisas científicas.

O nome do Parque Estadual de São Camilo foi definido em função do rio São Camilo, às margens do qual se localiza a UC. Criado com o objetivo de preservar um dos poucos remanescentes florestais na região, foi decretado como uma Reserva Biológica, através do Decreto nº 6.595 do Governador do Estado do Paraná, em 22 de fevereiro de 1990.

A reserva se destaca como o 2º maior maciço de floresta e bioma estacional do oeste do Paraná. Um fragmento de 385 hectares de área. Não é apenas uma reserva e sim um patrimônio e orgulho do povo do oeste do Paraná e em especial de Palotina.

Trilha Oneida Fiorentin Nodari

Uma trilha que passa em meio ao parque, a qual antigamente era conhecida como estrada do colono e servia para ligar as comunidades da região com o município de Palotina, sendo que após a criação do parque, a mesma foi fechada e hoje serve como trilha para realizar caminhada no parque.

A trilha passou a levar o nome de Oneida Fiorentin Nodari (in memorian), a qual por anos foi servidora do Estado e trabalhava no IAP.

Cápsula do Tempo

Ainda no parque foi inaugurada uma cápsula do tempo, onde foram colocados intenções das pessoas que estiveram presentes no evento. A cápsula foi lacrada e será aberta daqui 20 anos.

Centésima nascente recuperada

No Parque de São Camilo está a centésima nascente recuperada.

O programa de recuperação de nascentes é uma parceria da Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental, com o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, Itaipu Binacional e agricultores.

O trabalho consiste primeiramente em uma vista técnica à propriedade onde há interesse na recuperação, para verificar o material necessário para a execução, visto que há variação na quantidade conforme a situação em que a nascente se encontra. Em média, este trabalho é realizado durante um dia e os materiais utilizados são: cimento, pedra rachão e canos de PVC no diâmetro de acordo com a vazão da nascente.

O evento contou com o apoio da C.Vale, Sociedade Rural, Cerpa, além dos servidores do município de Palotina.

O Parque Estadual de São Camilo fica aberto de terça-feira a domingo para visitação, não há nenhum custo para entrada no local, disponibiliza ainda quiosque com mesas e bancos para os visitantes.

Compartilhe

Posts Relacionados