PESQUISA: 80% das pessoas revelam que já viram discriminação no ambiente de trabalho

Uma pesquisa feita com mais de 18 mil pessoas revela que, presenciar situações de discriminação não é algo incomum...

Uma pesquisa feita com mais de 18 mil pessoas revela que, presenciar situações de discriminação não é algo incomum no ambiente de trabalho, o mesmo não se pode dizer em relação a relatar esse tipo de caso à empresa. Segundo aponta a pesquisa, a proporção de pessoas que dizem já ter visto ou vivenciado discriminação no trabalho é de 80%. Ao mesmo tempo, o levantamento revela que 1 em cada 3 pessoas dizem se sentir encorajados a levar o assunto ao departamento de Recursos Humanos – RH.
A eliminação da discriminação no mundo do trabalho é, para além de uma busca pelo trabalho decente, uma questão de direitos humanos. No âmbito do trabalho decente, o combate à discriminação se assume como uma necessidade permanente quando da pretensão de atingir um trabalho digno, em condições de liberdade, igualdade de oportunidades, proteção, e garantia à dignidade humana do trabalhador.
Neste sentido, o dirigente sindical do sindicato Sintrascoopa, Nivair de Castro de Souza, que representa os trabalhadores em cooperativas de Palotina e região, revela que a direção do sindicato está atenta a essa questão. “Pedimos aos trabalhadores que informe, imediatamente, o seu sindicato caso seja identificado qualquer pratica de discriminação e desrespeito no ambiente de trabalho das cooperativas”, afirma Nivair.

Compartilhe