São Paulo foi neste mês de Abril palco da 3ª edição do Mundial do Queijo, onde o estado do Paraná teve 55 queijos de 23 municípios premiados.
Estiveram participando 1.900 produtores de 13 países, os quais foram avaliados por 300 jurados.
Entre os paranaenses premiados, são 12 medalhas Super Ouro, 14 Ouro, 14 Prata e 15 Bronze. A competição, organizada pela associação SerTãoBras, avaliou de forma anônima queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas, pela sua aparência exterior e interior, textura, aromas e sabores. Além do Brasil, participaram do concurso Itália, Espanha, México, Argélia, Polônia, Irlanda, Colômbia, Argentina, Inglaterra, Suíça, França e Uruguai.
Os produtos premiados são de Cantagalo (2), Carambeí (1), Cascavel (2), Chopinzinho (1), Curitiba (3), Diamante D’Oeste (1), Guarapuava (1), Jaguapitã (2), Jandaia do Sul (1), Lapa (1), Londrina (6), Manfrinópolis (1), Marechal Cândido Rondon (4), Maringá (1), Nova Laranjeiras (1), Palmeira (6), Palotina (2), Paranavaí (2), Ponta Grossa (2), Ribeirão Claro (3), Santana do Itararé (3), São Jorge D’Oeste (2) e Toledo (7). Confira a lista completa de premiados neste link .
Queijos de Palotina
Os dois queijos palotinenses premiados são produzidos pela Granja Santo Expedito, de propriedade Alcélio Bombacini, sendo eles:
Queijo tipo Bell Paese conquistou medalha de Prata, é um queijo italiano, ele foi elabora e produzido com a tecnologia do Biopark. Ele tem maturação superior a 60 dias e uma textura bem amanteigada.
Queijo Maturado Defumado conquistou medalha Super Ouro, após ser produzido fica 15 dias em maturação e posteriormente passa por uma processo de defumação feita com lenha de Eucalipto e folhas de laranjeiras.
Granja Santo Expedido
A Granja Santo Expedido começou suas atividades em 2011, Alcélio e sua espoja já eram avicultores e como forma de complementar a renda começar trabalhar com gado leiteiro.
Tendo em vista que revenda do leite estava gerando pouco renda, entre 2019 e 2020 eles conheceram o projeto do Biopark, onde são produzidos queijos finos. A 4 anos integrando o projeto eles viram que era muito mais viável industrializar o leite do que fazer a revenda. “Chegamos à conclusão que entregar o leite para o leiteiro não dava mais”, conta Alcélio.
A granja tem um espaço de 234 metros quadrados, onde conseguem beneficiar até mil litros de leite por dia na produção de queijos. Recente no mercado, a primeira produção foi feita em janeiro deste ano e já produzem 7 tipos de queijos. “Até o fim do ano pretendemos chegar a produção de 12 tipos de queijos”, disse Alcélio.
Alcélio destaca que busca a produção de leite de qualidade, já com um trato e um bem estar diferente para o animal, que são confinados em um espaço com climatização. As vacas são da raça Jersey que produzem o melhor leite para a confecção dos queijos.
Ao saber do Mundial de Queijos eles resolveram participar e entre queijos finos de países como Itália e Suíça, conquistaram as duas medalhas. “Ficamos gratificados saber que mesmo com uma produção recente conseguimos as duas premiações” disse Alcélio.
A granja esta localizada na Linha Santana, cerca de 1,5km de São Camilo. O local conta com loja para a revenda dos queijos e outros produtos. Alcélio conta que os visitantes tem a oportunidade de fazer a degustação de todos os queijos, maiores informações através 44 9706-3286.
Fonte: Portal Palotina