Nos últimos dias vimos um grande aumente de apreensões de maconha acontecer na região oeste do estado do Paraná, principalmente na região da fronteira.
Clique aqui e participe no grupo do Portal Palotina no Telegram
E conversa com o delegado da Policia Federal de Guaíra, Dr. Mário Leal, ele disse a nossa redação que este fator está ligado diretamente à safra da maconha no país vizinho, que nos meses de Maio e Junho são feitas as colheitas das maiores safras da droga.
Agregando o aumento do tráfico nesta época do ano e ao trabalho ostensivo das equipes policiais, resulta neste maior número de apreensão da droga.
Questionado se com o aumento do tráfico de maconha os outros tipos de contrabando teriam queda, Dr. Leal explicou que o fluxo é constante.
Programa VIGIA
Há dois anos em vigência, O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A.), se consolida cada vez mais como uma ação estratégica para o combate ao crime organizado e á repressão aos crimes transnacionais em todas as regiões de fronteira e divisas do país.
Em Abril o programa completou dois anos, foram quase R$ 3 bilhões de prejuízo aos criminosos, com a apreensão de mais de 870 toneladas de drogas, 113 milhões de maços de cigarros, além de embarcações, veículos e outros produtos oriundos do contrabando. Os números também mostram que, com o reforço da segurança nas fronteiras e divisas do país, o VIGIA evitou um prejuízo de mais de meio bilhão de reais aos cofres públicos.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. equipes da POLÍCIA FEDERAL, BPFRON e BOPE da PMPR, TIGRE, COPE e GOA da PCPR, BOPE/PMMS, RECEITA FEDERAL, FNSP e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.