Saúde confirma três casos de dengue em Palotina

A Secretaria de Saúde de Palotina confirmou esta semana, os três primeiros casos positivos de dengue do município, nos Bairros: Jequitibá, Interlagos e Centro (próximo ao lago).

A Secretaria de Saúde de Palotina confirmou esta semana, os três primeiros casos positivos de dengue do município, nos Bairros: Jequitibá, Interlagos e Centro (próximo ao lago).  Os casos apresentados são do sorotipo: DENV 1 e DENV 2.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertencente à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Os principais sintomas da dengue são:

– Febre alta > 38.5ºC.

– Dores musculares intensas.

– Dor ao movimentar os olhos.

– Mal estar.

– Falta de apetite.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas no corpo

 

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

“Com a confirmação destes três casos positivos de dengue, a preocupação aumenta muito, porque sabemos que o índice de infestação do mosquito é alto em nosso município, e o vírus pode ser disseminado rapidamente. Por isso, é de extrema importância a colaboração de todos, eliminando toda água parada”, alerta a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte.

 

FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA PARTE! DENGUE, A RESPONSABILIDADE É DE TODOS!

Compartilhe

Posts Relacionados