Entre os dias 3 e 5 de abril, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – participou de encontro do Conselho de Administração do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla original em inglês), realizado na cidade de Sopot, na Polônia.
A instituição foi representada pelo presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, Manfred Alfonso Dasenbrock, que juntamente aos demais integrantes do Conselho e executivos da entidade, discutiram temas estratégicos para o Woccu e os preparativos para a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, que acontecerá este ano nas Bahamas, de 28 a 31 de julho. De acordo com Dasenbrock, a escolha da Polônia como país sede do encontro aconteceu em função da longa história do país com o cooperativismo de crédito, assim como pela sua relevância para o segmento no apoio aos países vizinhos.
“Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado na Polônia pela Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito daquele país, além de trocar experiências e debater temas contemporâneos acerca do cooperativismo de crédito no mundo. O apoio do segmento a regiões que sofreram com desastres naturais e guerras e o relacionamento institucional com entidades como o Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia, por exemplo, foram algumas das principais pautas abordadas. Esses assuntos, entre outros como o trabalho desenvolvido pelo movimento global de mulheres, e o programa realizado junto aos jovens cooperativistas, serão alguns dos norteadores da Conferência do Woccu”, afirma Dasenbrock.
Durante o encontro na Polônia, o Woccu aprovou também a entrega do reconhecimento Distinguished Service Award para a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), reconhecendo a entidade pelos serviços prestados em prol do cooperativismo de crédito, em âmbito nacional e internacional. A honraria foi indicada anteriormente pelo Sicredi ao Woccu, que, por meio de um projeto, ilustrou a atuação da OCB em promover a disseminação do segmento, aproximando entidades ligadas a este ramo do cooperativismo e, consequentemente, fortalecendo-o como um todo dentro e fora do Brasil. O prêmio de distinção será entregue à OCB durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em julho.
“O reconhecimento do Woccu leva em consideração todo o trabalho de cooperação da OCB em subsidiar o sistema de cooperativas de crédito no mundo, auxiliando-as em seu desenvolvimento e promovendo o modelo brasileiro de governança corporativa para outros países, como Uganda, México, Equador, Cuba, entre outros”, destaca Dasenbrock.