O Estado do Paraná registrou 12 casos de febre amarela desde julho do ano passado, conforme boletim epidemiológico divulgado na semana passada pelo Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Diante da situação, algumas medidas estão sendo adotadas com objetivo de controlar a circulação do vírus.
Em Terra Roxa a Secretaria Municipal de Saúde convoca a população com idade entre 9 meses e 59 anos a comparecer a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualização da Carteira de Vacinação, incluindo as pessoas que já foram imunizadas. As vacinas estão disponíveis nas unidades Ângelo Lopes, Central, Parque Verde e em Santa Rita do Oeste, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida.
VACINA CONTRA GRIPE
Começa nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Devem se vacinar os indivíduos com 60 anos de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.