O ano de 2019 mal começou e já temos candidatos brasileiros à tão desejada posição de unicórnios – startups que valem pelo menos um bilhão de dólares. De acordo com uma matéria da Exame, o otimismo está em alta entre o empresariado no Brasil e há sete startups nacionais que podem chegar ao primeiro bilhão este ano.
Entre elas, encontram-se o Guia Bolso, um aplicativo de organização financeira, e a Yellow, um aplicativo para aluguel de bicicletas e patinetes elétricos. A partir desses dois exemplos, já é possível perceber duas tendências do momento atual: tecnologia e sustentabilidade. Mas esses não são os dois únicos setores que prometem em 2019. Continue lendo este texto e saiba mais sobre o tema.
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1. Sustentabilidade
Proibição de canudinhos e sacolas de plástico, ações coletivas de plantio de árvores, programas de coleta seletiva e reciclagem… São muitas as cidades brasileiras que estão adotando essas e outras medidas para contribuir com o meio ambiente. O uso consciente de recursos naturais tem ganhado destaque na sociedade atual, no Brasil e no mundo.
Com florestas e oceanos – e os animais que os habitam – ameaçados pela exploração humana, e com os alertas da comunidade científica em relação ao aquecimento global, não poderia ser diferente. E não apenas governos, ONGs e universidades têm se atentado ao problema, mas também organizações privadas.
No Brasil, a sustentabilidade é palavra-chave para muitas empresas, e os consumidores conscientes estão mais atentos ao comprar. Grupos já consolidados, como a Unilever e o Grupo Malwee, têm investido em ações sustentáveis, enquanto novas empresas surgem para atender um público eco-amigável cada vez mais exigente.
Uma matéria do Sebrae cita algumas das muitas startups brasileiras que estão investindo no setor. A Boomera, por exemplo, trabalha com resíduos, buscando novas possibilidades de descarte ou de reutilização. Já a Agrosmart tem o objetivo de diminuir o uso de energia elétrica, combustível e água em lavouras, por meio de um monitoramento inteligente. Como é possível ver, mesmo quando o assunto principal é a sustentabilidade, o investimento em tecnologia é essencial.
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2. Tecnologia
Algumas startups cresceram exponencialmente e de forma acelerada no mundo, levando seus fundadores à exclusiva lista de bilionários do planeta. Muitas dessas empresas, dentre as quais estão o Facebook e a Amazon, são do setor de tecnologia, a indústria que, em média, costuma chegar mais rápido ao primeiro bilhão. Segundo um artigo da Betway Casino, aqueles que trabalham nesse setor levam em média 7,3 anos para se tornarem bilionários, enquanto que a média é de 27 anos no setor de construção e engenharia.
No Brasil, a tecnologia também é a palavra da vez quando o assunto é unicórnios. A primeira startup brasileira a chegar a um bilhão de dólares, em 2018, foi o aplicativo de transporte 99. No mesmo ano, mais quatro empresas conquistaram a posição bilionária, sendo todas elas da área de tecnologia.
Dentro desse setor, destacam-se as fintechs: empresas de tecnologia financeira. Ou seja, empreendimentos que investem em tecnologia para inovar e otimizar serviços financeiros. É o caso de três unicórnios brasileiros: PagSeguro (contas para indivíduos e empresas), Nubank e Stone.
3. Alimentação
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Assim como as pessoas estão cuidando melhor do planeta, elas também estão cuidando melhor de si, por meio de uma dieta saudável. O mercado alimentício mundial tem apresentado algumas tendências que, segundo uma pesquisa de 2018 da Euromonitor Internacional, indicam que os consumidores estão buscando alimentos mais naturais e saudáveis, fornecedores locais e modelos alternativos de negócios, como serviços de assinatura e modelos híbridos online/offline.
Nichos da gastronomia, como comida vegetariana, vegana, sem glúten, sem lactose, entre outros, também estão em alta e devem continuar crescendo. Enquanto grandes empresas do setor alimentício, como a Coca-Cola, se adaptam aos novos hábitos da população mundial, com a criação de novos produtos, cada vez mais startups chegam ao mercado para atender às especificidades de cada nicho.
Como mostra uma matéria da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, muitas startups têm investido no setor, aliando qualidade de alimentos, preocupação com a saúde dos clientes e inovação, mas sem se esquecer da praticidade que tantos consumidores adoram.
Além disso, a tendência de alimentos naturais e saudáveis chegou até mesmo às compras para animais de estimação. Já há startups dedicadas a vender comida saudável para pets – e elas têm feito sucesso. Ou seja, com criatividade e conhecimento do seu público, é possível inovar muito nesse setor.
Com o otimismo em alta no mercado, casos brasileiros de sucesso no mundo, e essas três grandes tendências para investir em 2019, vale a pena começar a planejar os seus empreendimentos do ano agora mesmo. Aproveite as dicas, pesquise mais sobre o tema e, por fim, mãos à obra!