Veja como fica o tempo nesta quarta, último dia do verão

O último dia do verão de 2019 traz mudanças no tempo

Sul

O último dia do verão de 2019 traz mudanças no tempo. A frente fria avança e, logo atrás dela, vem uma massa de ar frio com ventos que sopram do quadrante Sul. Na maior parte da região, o céu fica nublado, a chuva ocorre a qualquer momento e a temperatura despenca, em comparação aos últimos dias. 
 
A chuva ocorre em forma de pancadas, intercaladas com períodos de sol, somente no norte do Paraná. Há rajadas de ventos de 60 km/h e também risco de ressaca no litoral sul gaúcho, com ondas que devem atingir entre 2 e 4 metros de altura.

Sudeste

Uma frente fria chega na altura de São Paulo e aumenta as instabilidades. Há potencial para chuva em toda a região, porque, além do sistema frontal, outras áreas de instabilidade organizam nuvens carregadas. O risco de temporais segue concentrado do norte paulista ao oeste mineiro, e os maiores acumulados seguem entre no leste de Minas e no Espírito Santo
 
O destaque é a queda na temperatura em São Paulo. Após a passagem da frente fria, os ventos mudam de direção e a temperatura despenca no período da tarde.

Centro-Oeste

O tempo nesta região também vai apresentar mudanças no último dia do verão. Em praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul, o céu fica nublado e a chuva ocorre a qualquer momento.

No entanto, o que chama a atenção é o avanço de uma frente fria pelo interior do país, que aumenta o volume de chuva e o potencial para temporais no sul e oeste de Mato Grosso.

Nordeste

A chuva retorna sobre toda a região, devido à combinação entre calor e umidade. Ainda assim, os maiores acumulados ficam concentrados no Maranhão e no Piauí, mas desta vez, atingindo especialmente o interior dos dois estados.

Norte

A chuva segue persistente em toda a região, por conta de instabilidades tropicais. O que aumenta é o risco de temporais entre Rondônia e Acre, por conta da aproximação de uma frente fria pelo interior do Brasil.

 

Compartilhe

Posts Relacionados