VÍDEO: Animais buscam abrigo durante incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande

De acordo com o ICMBio, fogo atingiu 35 mil dos 76 mil hectares do parque, no noroeste do Paraná; durante esta sexta-feira (16), 65 pessoas trabalharam para tentar combater o fogo.

Os animais do Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, estão buscando abrigo durante o incêndio que começou em 8 de agosto e já atingiu 35 mil dos 76 mil hectares do parque.

Uma mãe e um filhote de cervo foram vistos buscando refúgio na área verde que resistiu ao incêndio. Prova de que muitos animais sobreviveram, apesar da devastação do habitat deles.

"Os animais com o avanço do fogo rápido, já estão se abrigando em áreas que ainda estão verdes. Mesmo aqueles animais que usam a estratégia de se entocar, existe grande chance de que eles tenham sobrevivido", disse o chefe do parque Erick Xavier.

Uma mãe e o filhote de cervo foram vistos buscando abrigo na área verde que resistiu ao incêndio — Foto: Reprodução/RPC

Uma mãe e o filhote de cervo foram vistos buscando abrigo na área verde que resistiu ao incêndio — Foto: Reprodução/RPC

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do local, o fogo atingiu cerca de 35 mil dos 76 mil hectares do parque. Os focos de incêndio estão localizados em Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso, no noroeste do Paraná.

O ICMBio não conseguiu identificar o que provocou o incêndio. Segundo o instituto, há frentes de combate nas áreas onde os incêndios são mais graves: uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na Ilha Grande.

De acordo com a Defesa Civil, o tempo seco, as altas temperaturas e os fortes ventos da região fazem com que o fogo se alastre rapidamente. Segundo a administração do parque, não há registros de chuvas no local desde 16 de julho. Os ventos chegam a 50 km/h.De acordo com a Defesa Civil, tempo seco e fortes ventos fazem com que o incêndio se espalhe rapidamente. — Foto: Divulgação/ICMBio

De acordo com a Defesa Civil, tempo seco e fortes ventos fazem com que o incêndio se espalhe rapidamente. — Foto: Divulgação/ICMBio

Durante esta sexta-feira (16), 65 pessoas do Corpo de Bombeiros, ICMBio, Coripa e Defesa Civil trabalharam para tentar combater o fogo.

"O que a gente tem dificuldade é devido ao terreno da ilha que não apresenta uma consistência, é muito banhado. A progressão das equipes em terra é bem complicada", relatou o major Andrey Falkiner.

 

Durante a tarde desta sexta-feira, a estratégia da equipe dos bombeiros mudou, pois o vento forte ganhou muita força na direção Sul e foi preciso retirar as equipes da ilha.

Entretanto, a força tarefa montada na bacia do Rio Paraná continua. Os trabalhos foram paralisados nesta tarde, mas o monitoramento da ilha continua na manhã de sábado (17).

Animais buscam abrigo durante incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande — Foto: Reprodução/RPC

Animais buscam abrigo durante incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande — Foto: Reprodução/RPC

Compartilhe

Posts Relacionados