A equipe de Futsal Femiino de Palotina foi homenageada nesta semana na Câmara de Vereadores de Palotina. Uma Moção de Aplausos de autoria do vereador Thiago Mostachio (PSD) foi aprovada para reconhecer as conquistas obtidas pela equipe nos últimos anos. A conquista mais recente foi o título da Copa Amop de Futsal Feminino. “Nos últimos anos o futsal feminino de Palotina tem se destacado com muitas conquistas importantes. A equipe é merecedora deste reconhecimento”, justificou o autor da moção.
História do Futsal feminino – Ao aprovar a moção, o Legslativo também resgatou a história do futsal feminino de Palotina. As atividades do futsal feminino iniciaram nos anos 90 em Palotina. Duas equipes foram formadas na época, uma na comunidade do bairro Pôr do Sol, denominada Metalúgica Debona e idealizada por Clair Debona e outra que foi formada para participar de competições oficiais do Governo do Paraná, sendo vinculada à Prefeitura Municipal e que era conduzida pelo professor Glauco Aurélio Torino. As duas equipes disputaram vários campeonatos regionais que aconteciam no município, no ginásio da UMESP, hoje Ginásio Romeu Hendges. O responsável pela organização das competições era o servidor público Zigmundo Antochichen, o Zig (in memoriam).
Anos depois, algumas atletas da equipe municipal receberam convite para integrar a equipe da Metalúrgica Debona, dando sequência na vitoriosa história do futsal. Nesse período, os treinamentos eram realizados na ASFUCA. Vários títulos foram conquistados com essa equipe. Nos anos 2000, ao acompanhar o futsal de nossa cidade, Juarez Antônio Pinto mostrou-se interessado em treinar a equipe para disputar competições maiores, tendo o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. A equipe
passou a ter horários para treinamento no Ginásio Municipal Ardomar Somensi, bem como fardamento, inscrições e transporte para competições. Como muito comprometimento, foco e treinamento, o Palotina Futsal Feminino tornou-se uma equipe muito bem vista no cenário regional e estadual, conquistando vários títulos e impondo respeito à seus adversários.
Também comandaram a equipe Paulo Rogério Scussel, Sergio Luis Formighieri e Lúcio Firmino, que contou com apoio de Eliseu Lopes dos Santos, Jair Alves de Almeida e Glauco Torino.
Atletas e dirigentes do Palotina Futsal Feminiuno estiveram na Câmara para acompanhar a votação da Moção de Aplausos. Eles agradeceram o reconhecimento dos vereadores.
Créditos: Divulgação