Aluna transforma projeto do JAA em negócio no Sudoeste do Paraná

Fotos: Faep

A jovem Thais Alves Pereira, de 17 anos, sempre sonhou em investir na propriedade rural de quatro hectares onde vive com os pais e as duas irmãs, a 2,8 quilômetros da cidade de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. O plano passou a ser realidade graças à ajuda do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), do Sistema FAEP. A família resolveu edificar um chalé ecológico voltado à hospedagem. Hoje, o Recanto Pôr do Sol já está com a agenda disponível para locação no Airbnb e, inclusive, teve lotação máxima no período do Dia dos Namorados.

A instrutora do Sistema FAEP Nágila Lovarati lembra que Thais teve a ideia de apostar no turismo rural no momento de propor o projeto final do JAA: “É uma aluna super empreendedora, um destaque da turma por sua dedicação e criatividade. Ela conseguiu implantar, com a ajuda dos pais, os projetos que idealizou durante os cursos. Tudo que idealizava, já sentava com o pai e a mãe e planejavam a maneira de colocar em prática”

Nem sempre o empreendedorismo esteve na mente de Thais, que vivia com a família na cidade e visitava o sítio, onde então moravam os avós, aos fins de semana. Com o passar do tempo, a família, que gosta de acampar, passou a levar uma barraca e permanecer longos períodos no local. Primeiro, um fim de semana, depois as férias escolares e, quando viram, meses acampados no sítio, voltando para a casa na área urbana apenas nos períodos mais frios do ano.

Família Lovarati, em frente ao chalé construído na propriedade

Diante disso, começaram a pensar em se mudar para a propriedade rural. Então surgiu a ideia de reformar um antigo barracão destinado à suinocultura e abrir um restaurante colonial. Nesse espaço, improvisaram ainda um quarto, em cima de onde ficam os banheiros do estabelecimento comercial, onde dormem os cinco integrantes da família.

Mesmo com uma estrutura improvisada de moradia, a família apostou no projeto de turismo rural de Thais. Colocaram o restaurante para funcionar e já estão atendendo aos domingos, com reservas. Ao mesmo tempo, construíram o chalé, que passou a receber hóspedes em maio de 2024. “Tudo isso foi possível porque a família comprou a ideia e estamos nos esforçando para que dê tudo certo”, celebra Thaís.

A mãe Graciela Moretto Alves Pereira está dedicada integralmente ao restaurante e ao chalé, com ajuda das três filhas. O pai Ivan Alves Pereira mantém, há anos, uma empresa de manutenção de refrigeradores para auxiliar nas contas da família. Todo mundo colocou a mão na massa no novo negócio, até o namorado de Thais, Ryan José Limana, passou a contribuir trabalhando nos negócios aos domingos.

Novos planos

A egressa do JAA considera a participação no programa como uma virada de chave. Tanto que Thais está empenhada em novos projetos no sítio. Nos próximos anos, pretende construir uma cabana rústica com madeira roliça e outros chalés para receber mais hóspedes. Além disso, uma piscina natural está nos planos, já que o público da região aprecia locais que oferecem disponibilidade para banho, especialmente no verão.

“Nosso próximo passo é a piscina, que queremos fazer em formato de lago artificial, com a pegada natural. Tomamos essa decisão com base em uma pesquisa que fizemos. Decidimos que o lago vai ter estilo praia, para facilitar ingresso de pessoas idosas, crianças e até mesmo cadeirantes que venham. Vai começar do zero até 1,50 metro de profundidade, além de ser revestida de pedra, para parecer um lago e ter cascata”, antecipa Thais, que pretender fazer um curso universitário, para contribuir ainda mais na propriedade da família.

“Meu sonho é fazer o negócio crescer, prosperar. É um sentimento especial lembrar de como era há um ano e hoje vermos tudo que conseguimos avançar, passinho por passinho”. Thais Alves Pereira, aluna do JAA em Nova Prata do Iguaçu.

(Com FAEP)

Compartilhe

Posts Relacionados