Chuva aumenta e pode chegar a 130 mm no Rio Grande do Sul

A frente fria que traz chuva para o Sul, combinada com a fuligem das queimadas pode transformar o dia em noite nesta terça-feira, 24

A tendência é de tempo seco na região central do país, mas uma concentração de fuligem e uma corrente de vento que vem do Norte do Brasil, espalha a fuligem para o Sudeste e Sul nesta terça. Segundo a previsão do tempo, no Sul a fuligem combinada com a chuva pode transformar o dia em noite.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
SE VOCÊ JÁ ESTA EM UM GRUPO DO PORTAL PALOTINA NÃO TEM NECESSIDADE DE ENTRAR

Nesta terça, também há previsão para pancadas de chuva em Santa Catarina e oeste do Paraná. No extremo Norte do país e em algumas áreas do Nordeste também são esperadas chuvas, enquanto o restante do país segue com tempo firme.

Para os próximos cinco dias, pode chover até 130 mm no sul do Rio Grande do Sul. Até o fim da semana, a frente fria que está no Sul avança para áreas do Sudeste e leste do Paraná, provocando volumes de até 70 mm. No sul de Mato Grosso do Sul são esperados 50 mm. Essas precipitações não devem, no entanto, chegar a outras áreas do Centro-Oeste, como em áreas do Cerrado.

Sem chuva, focos de queimada aumentam

Com o tempo quente e seco, o número de queimadas começa a aumentar neste ano. Na Caatinga, o número de focos cresceu 163% neste ano, totalizando 3,2 mil focos, superando o número do ano passado inteiro, quando foram contabilizados foi de 1,2mil focos.

No Cerrado, o número de focos neste ano chega a 27 mil, uma alta de 32%, sobre os 20,4 mil registrados no ano passado.

Compartilhe