O curso de drones na agropecuária está revolucionando o setor, oferecendo soluções inovadoras para monitoramento, gestão e otimização das atividades no campo. Com o avanço da tecnologia, os drones tornaram-se ferramentas essenciais para o desenvolvimento de práticas agrícolas e pecuárias mais eficientes e sustentáveis. Pensando nisso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Jaciara realizaram em agosto, o curso de Utilização de Drone na Agropecuária.
O instrutor João Grisoste explica que a ideia do curso é formar operadores remotos que consigam executar aeronaves remotamente pilotadas de forma manual e automatizada, com foco na agricultura como atividade principal. O treinamento iniciou com a turma conhecendo o princípio histórico dos drones e suas vertentes tecnológicas.
“Durante o curso, apresentamos a compreensão da legislação brasileira para o uso de aeronaves remotamente pilotadas e quais são os registros e cadastros necessários para estarmos regularizados em solo nacional. Após isso, fizemos a montagem manual da aeronave, bem como discutimos as boas práticas relacionadas ao transporte e carga dos equipamentos”, disse o instrutor, reforçando que “a partir daí são realizados os exercícios de voo manual, onde os participantes aprendem os comandos para a operação das aeronaves RPA (Aeronave Remotamente Pilotada)”.
Para a presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, nos últimos anos, os drones têm se estabelecido como ferramentas indispensáveis na agropecuária, oferecendo uma gama de benefícios que vão desde a otimização das operações até a melhoria da sustentabilidade. “Com a crescente adoção dessa tecnologia, os cursos de formação especializados estão emergindo como uma forma essencial de preparar os profissionais do setor para maximizar o potencial dessa ferramenta”, afirmou.
Alunos destacam a grande importância do curso para o futuro profissional
“Me interessei pelo curso de drones porque é uma tecnologia que vem crescendo cada vez mais e ainda é um mercado muito novo. Já podemos ver que ela está sendo usada para várias questões dentro do agronegócio, desde mapeamento e proteção contra doenças até a contagem de animais e indivíduos em geral. A pulverização com drones já é uma realidade”, disse Pedro Bortolini.
Já para Dairson Nascimento, que buscou o curso por ser uma revolução tecnológica, afirmou ser essencial para o trabalho na atualidade. “Durante o curso, o professor abriu várias possibilidades de emprego e de empreendedorismo. Eu quero continuar me aperfeiçoando nessa área da tecnologia”, destacou ele.