Empreendedorismo Rural da Cresol gera novas oportunidades para a agricultura familiar

Foto: Cresol

O manejo e o cuidado com os animais foram aprendidos em casa. Pouco a pouco, cada detalhe reflete uma história de trabalho e união da família no campo. Aos 19 anos, André Paludo, morador de Palotina, Oeste do Paraná, é o responsável pela produção leiteira da propriedade rural, que precisou de investimentos para crescer.

Cooperado da Cresol há pouco mais de um ano, André vem despontando e sendo destaque pela visão empreendedora que carrega, apesar da pouca idade. “Eu procurei a cooperativa porque precisava ampliar o nosso espaço, comprar materiais, mais animais, uma ordenhadeira e um resfriador. Hoje, eu ajudo a minha vó e a minha mãe com a produção de queijos, sou responsável pelos animais”.

O jovem tem uma posição bem definida sobre a importância de seguir a atividade da família. “É essencial a sucessão familiar, meu pai e a minha mãe estão aqui há muitos anos e precisamos dar continuidade, tenho amigos que estão deixando o campo por falta de incentivo”, reforça.

Empreendedorismo Rural

Diante do cuidado e engajamento na profissão, André foi convidado pela cooperativa a participar do Programa Empreendedorismo Rural. A iniciativa começou em 2015, com o atendimento de 80 famílias em um projeto-piloto, e em 2023 já se aproxima de 1.400 propriedades contempladas mensalmente com assistência técnica em todo o Brasil.

Para o presidente da Cresol Progresso, João Batista dos Santos, são notórios os ganhos e, principalmente, o desenvolvimento dos cooperados participantes do programa ao longo dos anos. “A gente vê o tanto que eles cresceram junto à cooperativa, que dá o apoio e suporte financeiro por meio do crédito, contribuindo com o desenvolvimento das famílias, dos filhos e gerando sucessão familiar”, destaca.

Na área de atuação da Cresol Progresso, são dez municípios atendidos diretamente pelo programa, que projeta a expansão dos atendimentos no próximo ano. De acordo com o vice-presidente da Cresol Progresso, Edson Vieira, o acompanhamento e o atendimento por meio da assistência técnica têm sido diferenciais aos participantes, que melhoram a sua rentabilidade ao longo do tempo. “A gente vê essa participação de toda a família na propriedade, contribuindo com a sucessão. A atuação do técnico no dia a dia ajuda os cooperados no conhecimento financeiro e também para avaliar o que dá resultado, melhorando a rentabilidade e ampliando os ganhos”, reforça.

Avaliação e melhora contínua

Quem também tem potencializado o sítio onde mora ao longo da participação no Programa Empreendedorismo Rural é a família de Célio Chicovis, da Colônia Esperança, área rural de Cascavel, também no Oeste do Paraná. O agricultor, que é casado com Elci Ladaniski e pai de três filhos, conheceu a Cresol em 2007 e a partir de então mantém o relacionamento com a cooperativa, fomentando a sua propriedade por meio do crédito. “Eu conheci a Cresol por meio do Programa Mais Alimentos, em 2007, quando me cooperei. E a cooperativa tem ajudado a gente com os investimentos para a lavoura, o acompanhamento é muito bom, a nossa gerente de conta sempre está por aqui também e a nossa atividade está cada dia melhor”, pontua.

Na casa da família Chicovis, a sucessão na produção leiteira e o empreendedorismo no campo também são pauta. Atualmente, o filho mais velho do casal já estuda em colégio agrícola, visando atrelar a teoria à prática na propriedade. Há três anos, eles são visitados mensalmente pelo técnico do programa de empreendedorismo e têm observado na prática a importância do acompanhamento contínuo do projeto. “O programa é muito bom, pois adquiri conhecimentos que, muitas vezes, não temos acesso. O técnico vem com boas ideias e, pouco a pouco, a gente vai aplicando na propriedade o que ele propõe, já melhorou em 100%, principalmente investindo na alimentação das nossas vacas”, reforça o produtor, que também se diz satisfeito com a atuação da cooperativa. “A Cresol me ajudou bastante desde que entrei, até mesmo com assessoria financeira, as pessoas precisam conhecer a Cresol”.

Conselheiro da Cresol Confederação e presidente da Central Baser, Alzimiro Thomé diz que o programa permite atender por completo ao cooperado. “Com o Empreendedorismo Rural, nós cumprimos um objetivo que está na nossa missão, de gerar o desenvolvimento do nosso cooperado e do seu empreendimento. A Cresol vai além de fornecer o crédito, apoiando com a assistência técnica e os profissionais certos para ajudar o cooperado a fazer as melhorias na sua propriedade, com o conhecimento necessário. E quando vemos esses resultados, ficamos felizes e entendemos que o propósito está sendo cumprido”, afirma.

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 885 mil cooperados e 837 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Assessoria Cresol

Compartilhe

Posts Relacionados