Lideranças discutem decretação de estado de calamidade hídrica em Palotina por causa da estiagem

Os produtores não deixarão de honrar seus compromissos, mas precisam de apoio

Representantes do Sindicato Rural, Emater/PR, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental estiveram reunidos com o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti para decretar estado de calamidade hídrica no município em virtude da longa estiagem que está causando prejuízos ao setor do agronegócio, especialmente a produção de grãos.

A reunião também contou com a participação do secretário municipal de Administração, Lucas Pedron. Segundo Edmilson Zabott, vice-presidente do Sindicato Rural, os prejuízos na produção de soja estão estimados em mais de R$ 600 milhões, sem calcular os prejuízos com produção de aves, suínos, leite e peixe.

Ele explica que o objetivo da decretação de estado de calamidade é para permitir que os produtores possam renegociar suas pendências tendo em vista o grande investimento realizado para implantação das lavouras de soja e milho, e também para manter outras atividades.

“Os produtores não deixarão de honrar seus compromissos, mas precisam de apoio para renegociar seus débitos e seguir produzindo”, disse Edmilson ao lembrar que nos últimos anos o setor rural tem sofrido com a crise hídrica. “Estamos em um momento muito crítico que afetará a todos nós”, disse Edmilson.

Na manhã desta sexta-feira o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti confirmou que o município vai publicar o decreto atendendo solicitação do setor rural.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
SE VOCÊ JÁ ESTA EM UM GRUPO, NÃO TEM NECESSIDADE DE ENTRAR.

Crédito: Divulgação

Compartilhe

Posts Relacionados