Mato Grosso bate novo recorde na venda de soja para o exterior

O Ministério da Indústria e Comércio divulgou as exportações da soja mato-grossense...

O Ministério da Indústria e Comércio divulgou as exportações da soja mato-grossense para o mês passado (dezembro), consolidando os embarques da safra 2017/18. Com os novos dados, Mato Grosso acumulou em 2018 um volume de 19,75 milhões de toneladas de soja enviados ao exterior, o que é considerado um recorde no Estado. Se comparado com 2017, esse dado exibe um incremento de 9,63%.

“É importante salientar que tal resultado só foi possível devido à produção recorde durante a safra 17/18 e à alta demanda internacional, principalmente no que tange à China, que aumentou o consumo da soja mato-grossense em decorrência dos impasses comerciais com os Estados Unidos, sendo responsável por 63,50% dos embarques do Estado”, avalia o IMEA – Instituto Mato-grossense Economia Agropecuária.

Para este ano, o instituto projeta que Mato Grosso exporte 19,3 milhões de toneladas do grão, porém, esse volume ainda depende da confirmação dos rendimentos a campo da safra 18/19, além do comportamento da demanda no mercado externo.

A safra atual está sendo plantada atingindo cerca de 13% da área estimada.

 

Compartilhe

Posts Relacionados