Palotina: Levantamento aponta que chuvas deixaram perda de R$3,7mi nas lavouras

Foto: Augustinho/Portal Palotinna

Um levantamento da Secretaria de Agricultura de Palotina, no oeste, mapeou os danos deixados pelas chuvas nos últimos 12 dias na região. Ao todo, 219 produtores rurais registraram perdas, o que resultou em um prejuízo de R$ 3,7 milhões ao campo, de acordo com a pasta.

Conforme o levantamento, a pesquisa leva em consideração apenas os prejuízos imediatos, sem considerar as perdas a longo prazo, como a queda de produtividade e de qualidade.

Para o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabotti, este dinheiro vai fazer falta ao setor, pois deixará de circular no comércio.

Na área de trigo, a baixa qualidade é um reflexo das mudanças climáticas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), nesta safra, 80% da área de trigo do estado foi colhida, com menor qualidade, por conta do clima quente no início do plantio e o excesso de chuvas na reta final da colheita.

Conforme o Deral, cerca de 600 mil toneladas do grão foram perdidas no campo.

O agrônomo do Deral/SEAB-PR, Carlos Hugo Godinho, explica que tudo o que foi colhido até então é trigo de baixa qualidade, que provavelmente terá seu uso restrito para a indústria de alimentos ou ração animal.

“Vem muita coisa com qualidade abaixo do potencial”, aponta sobre os próximos meses.

G1 do Pr.

Compartilhe

Posts Relacionados