Paraná: Exemplos de sustentabilidade no campo são reconhecidos com o Prêmio Orgulho da Terra

Os melhores exemplos de boas práticas sustentáveis aplicadas nos campos paranaenses em 2024 foram premiados na noite desta terça-feira (12), em Curitiba, com o Troféu Orgulho da Terra, entregue a 19 produtores de diferentes categorias e de todas as regiões do Paraná.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, observou que os exemplos de sustentabilidade econômica, social e ambiental precisam da visibilidade proporcionada pela premiação, já em sua quarta edição.

“Nossas melhores práticas agrícolas estão invisíveis lá no campo, no trabalho diário de quem produz alimentos para o mundo. Temos que espalhar esses exemplos de produção sustentável, que não têm nada de antagônico com competitividade. Esse é o desafio da melhor agricultura que temos no Brasil. O Paraná ocupa uma pequena parte da área nacional mas é um gigante na produção de grãos, proteína animal, madeira, hortifruti, mel, além de exportar para 154 países”, disse Souza.

O Orgulho da Terra é realizado em parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sistema Ocepar e Grupo Ric. Os premiados foram escolhidos por uma comissão formada por representantes da Seab, do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep-Senar-PR), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep). Eles escolheram, entre 60 nomes indicados, os mais representativos em cada segmento da agropecuária.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, o Prêmio Orgulho da Terra valoriza a sustentabilidade na agricultura. “O produtor rural consciente sabe fazer do jeito certo e produzir com responsabilidade ambiental. Ao premiarmos estes agricultores estamos mostrando o quanto isso é possível e incentivando todos os produtores”, afirmou.

O secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, exaltou a importância do prêmio para a renovação do espírito empreendedor, desbravador e inovador dos agricultores, das pequenas e médias agroindústrias, das grandes cooperativas e das grandes empresas. “Todos são parte do mesmo esforço e da mesma essência. Queremos continuar a ideia de ser o supermercado do mundo, fornecendo produtos com valor agregado, fazendo mais e melhor, com menos recursos para o ambiente e para o bolso.”

CONTRIBUIÇÃO – O troféu de Personalidade Agrícola do Ano coube a José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, que reúne as cooperativas do Estado. Ao agradecer a homenagem, ele destacou a importância da união dos três parceiros que realizam o prêmio anualmente, demonstrando como o trabalho compartilhado eleva o agronegócio paranaense.

“O IDR-Paraná promove pesquisa e extensão do atendimento aos produtores, proporcionando que eles avancem tecnicamente. As cooperativas têm a missão de organizá-los tecnicamente para que tenham mais renda e conquistem melhor condição pessoal, familiar e social. E o jornalismo do Grupo Ric conta as histórias de cada produtor e espalha os bons exemplos para um público formado por milhões de pessoas”, resumiu.

Dar visibilidade à riqueza da produção paranaense é justamente um dos principais objetivos do prêmio. “Como grupo de comunicação, o Grupo Ric tem a missão conectar pessoas e contar suas histórias para que elas inspirem outras pessoas. Acreditamos no jornalismo e em projetos colaborativos, que têm a capacidade de iluminar aquilo que é regional, que é do Paraná, que gera desenvolvimento”, explicou Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, que idealizou a premiação há quatro anos.

O Prêmio Orgulho da Terra foi realizado com a participação de várias instituições: apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C. Vale e Embio, apoio de Globoaves e Alpha Fish e do Hotel Petras.

Confira AQUI a lista completa dos premiados.

GALERIA DE IMAGENS

  • IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRA IDR ORGULHO DA TERRAIDR ORGULHO DA TERRA
  • Na 4ª edição do evento Orgulho da Terra, o IDR-Paraná, Sistema Ocepar e Grupo Ric homenageia 19 vencedores

Compartilhe

Posts Relacionados