Além do Gauchão: Gre-Nal ajuda a definir rumos de Grêmio e Inter para restante da temporada

Tricolor pode chegar na Série B com chance de ter ganho quinto título gaúcho, enquanto Colorado pode mudar comando e ter recomeço para o Brasileirão

Serão 90 minutos capazes de reverberar pelos 280 dias restantes do ano. O Gre-Nal da noite desta quarta-feira, às 22h15, na Arena, não só define os rumos para o Campeonato Gaúcho, mas também tem peso para ditar os rumos do restante da temporada para Grêmio e Inter.

A vantagem está no lado azul depois do 3 a 0 construído no Beira-Rio. O Inter precisa vencer pela mesma diferença para levar o jogo para os pênaltis ou por quatro para uma reviravolta. O Grêmio se classifica com derrota por menos gols e com empate na Arena.

Será o terceiro e último clássico de 2022, já que Grêmio e Inter foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil e o Tricolor está na Série B. O primeiro, adiado por conta do ataque ao ônibus gremista, foi disputado no dia 9 de março e teve amplo domínio e vitória colorada no Beira-Rio por 1 a 0.

O mais recente, segundo disputado na temporada, teve o time de Roger Machado com estratégia bem alinhada e eficiência para construir o 3 a 0. Foi a segunda maior vitória do Grêmio no Beira-Rio na história dos clássicos, atrás apenas de um 4 a 0 em 78.

David e Bruno Alves disputam lance no último Gre-Nal — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

David e Bruno Alves disputam lance no último Gre-Nal — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Chance de Penta e combustível tricolor para a Série B

Se confirmar a vaga na final, o Grêmio vai em busca do pentacampeonato, algo conquistado há mais de 30 anos, no hexa entre 85 e 90. Está presente nas decisões desde 2018 – e com todas as taças desde então, diga-se de passagem.

O título estadual tem valor simbólico. O Tricolor disputará a Série B em 2022 e se sobressair como campeão do Rio Grande do Sul acaba como um combustível para o início do objetivo maior da temporada. Isso depois de veses como troca de treinador e eliminação histórica na Copa do Brasil.

Esse, claro, é o cenário positivo. Uma virada, a julgar pelos números, é improvável, já que o Inter não fez três gols em nenhum jogo na temporada. Mas se o Grêmio entrar a madrugada de quinta-feira eliminado do Gauchão, resgataria uma nuvem de desconfiança para o início da segunda divisão. Toda a carga do rebaixamento certamente voltaria à tona sobre o elenco.

– Acho que se virou a chave para dar solidez, confiança, crédito, uma boa olhada para esse time que se mostra muito capaz de concluir o campeonato e faça a Série B no sentido de cumprir aquilo que imaginamos para frente. Um jogo como este dá uma segurança de que talvez a gente tenha consolidado definitivamente um time e uma boa perspectiva para o restante do ano – apontou o presidente Romildo Bolzan após a vitória no Beira-Rio.

Jogadores do Grêmio comemorando gol de Elias no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Internacional

Jogadores do Grêmio comemorando gol de Elias no Gre-Nal — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Internacional

Possível fim da linha no Inter e fiador de trocas

O lado colorado vive uma situação até mais dramática. O trabalho de Alexander Medina está por um fio. Nos bastidores, há defensores da demissão do uruguaio, enquanto também há uma corrente pela permanência. Isso tudo, no entanto, atrelado ao desempenho colorado no Gre-Nal.

– Não cogitamos mudanças ate quarta, não será produtivo. Temos que reunir força, remobilizar. E vamos com tudo mais uma vez – destacou o vice de futebol Emilio Papaleo depois do Gre-Nal.

Fontes ouvidas pelo ge não escondem a possibilidade de uma demissão se o Inter fizer um jogo ruim na Arena. Ou seja, o Gre-Nal definirá o rumo do futebol colorado para o restante de 2022. O vice de futebol Emilio Papaléo, que afirmou que não haveria nenhuma mudança até esta quarta, também pode deixar o cargo como o treinador.

Os 90 minutos definem os caminhos que o Inter irá tomar pouco mais de 10 dias antes da estreia em Sul-Americana e Brasileirão. A troca ou permanência de comando é determinante para o que vai acontecer a partir de então.

Alexander Medina pode ser demitido após o Gre-Nal — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Alexander Medina pode ser demitido após o Gre-Nal — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Uma virada significaria uma injeção de ânimo e confiaça em doses cavalares. Como ocorreu no Gre-Nal vencido na primeira fase, quando Medina ganhou crédito justamente pela boa atuação contra o rival. A diferença no placar causa uma expectativa baixa para este cenário, mas também seria um jogo a se tornar pilar para o restante do ano.

AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
CLIQUE SE VOCÊ JÁ ESTA EM UM GRUPO, NÃO TEM NECESSIDADE DE ENTRAR.

A bola rola a partir das 22h15 na Arena para a segunda partida da semifinal do Gauchão. Quem passar encara o vencedor entre Brasil de Pelotas e Ypiranga no Colosso da Lagoa – o Xavante ganhou o primeiro jogo por 1 a 0.

Compartilhe

Posts Relacionados