Levantamentos do Departamento de Matemática e Estatística da UFMG e do site Chance de Gol indicam probabilidade de Verdão do Oeste voltar à Série A
————————————————————–
O bom desempenho na Série B coloca a Chapecoense como uma das principais favoritas ao acesso para elite do futebol nacional. É o que apontam os matemáticos após o clube conquistar o título simbólico do turno da competição, com 40 pontos.
De acordo com o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Chape tem 95,2% de chance de acesso. Segundo o mesmo levantamento, 64 pontos praticamente garantem um clube na elite. Com isso, faltariam 24 para o Verdão do Oeste – oito vitórias.
O número é ainda mais animador no estudo feito pelo site Chance de Gol. Segundo este levantamento, a chance de acesso da Chapecoense é de 99,6%.
Outra estatística que ajuda a alimentar a esperança do torcedor verde e branco é o número de acesso de clubes que viraram o turno da Série B na liderança. Desde 2006, quando a competição passou a ser disputada no atual formato, apenas três clubes que “venceram” o turno não conquistaram uma vaga na Série A do ano seguinte: Coritiba (2006), Criciúma (2007) e Ceará (2014).
Em apenas em duas edições clubes conseguiram acabar o turno com 40 pontos ou mais. Em 2013, o Palmeiras chegou aos 42, seguido pela própria Chape, com 40. Em 2012, o Vitória fez 44 pontos, seguido pelo Criciúma, com 42.
CONTINUAR LENDO DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas últimas três edições, além do acesso, os líderes do turno também conquistaram o título da competição. Caso a Chape atinja o feito, será inédito, pois na única participação na Série B, em 2013, ficou na segunda colocação, atrás do Palmeiras.
A Chapecoense está invicta há 14 jogos na Série B. A última (e única) derrota foi para o Cuiabá, na sexta rodada da competição. Depois disso foram oito vitórias e seis empates. O aproveitamento total do clube na competição é de 70,2%.