Em 2016, o Flamengo bateu o Corinthians e levantou, pela terceira vez na sua história, o título da Copa São Paulo. Feito atingido por uma geração que rendeu nomes que conseguiram destaque pelo elenco profissional do clube carioca, como Lucas Paquetá, Léo Duarte e Felipe Vizeu.
Mas nem todos daquela conquista seguiram o mesmo caminho. É, por exemplo, o caso de Arthur Bonaldo, volante de origem e lateral-esquerdo improvisado do Flamengo naquele título da Copinha.
O jogador deixou o Flamengo ainda em 2016 e, desde então, nunca mais conseguiu disputar uma partida oficial.
Arthur chegou a treinar com Neymar durante os Jogos Olímpicos de 2016 — Foto: Arquivo Pessoal
– É ruim demais ficar sem jogar. Quase todos os meus amigos que jogaram comigo no Flamengo hoje estão bem, estão jogando, acabaram despontando. É um pouco difícil ver todo mundo lá, e eu aqui parado. Mas eu acredito que vá pintar alguma coisa boa – conta ele, hoje aos 23 anos.
Arthur Bonaldo estava em fim de contrato com o Flamengo em 2016, e o clube, na época dirigido por Zé Ricardo, optou por liberá-lo. Logo em seguida, teve uma rápida passagem pelo Linense-SP e pelo futebol espanhol, mas sem sucesso em ambas as tentativas de ter uma chance como profissional.
– Eu estou parado já faz um tempo. Depois que eu saí do Flamengo, eu não consegui ingressar em clube nenhum. Fui para o Linense, não joguei, acabei nem fazendo a pré-temporada. Não tive oportunidade e depois fiquei parado. Até fui para a Espanha, não joguei e acabei ficando parado. Mas eu não parei de jogar, não. Agora estou treinando e esperando as portas se abrirem – conta.
Natural de Palotina-Paraná, Arthur Bonaldo começou a carreira na base do Desportivo Brasil-SP. Ele ainda teve uma rápida passagem pelo Estoril, de Portugal, antes de acertar com o Flamengo, em 2015.
O volante chegou a participar de atividades com o elenco principal do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal
Ele chegou, inclusive, a treinar com o elenco principal do Flamengo e chegou à base da seleção brasileira. Em 2016, o volante também teve a oportunidade de participar de algumas atividades com a seleção olímpica, que ficou com o título nos jogos do Rio, ao lado de nomes como Neymar, Gabriel Jesus, Marquinhos e Renato Augusto.
– Jogar no Flamengo foi o que mais me marcou. Foi uma experiência ímpar para mim, marcante. junto disso, também foi especial treinar com a seleção brasileira olímpica. Treinei com o Neymar, com todo mundo da Seleção em 2016. Foi a melhor experiência que tive – lembra.
Arthur guarda com carinho recordações do período ao lado de craques da seleção brasileira — Foto: Arquivo Pessoal
Atualmente, Arthur mora no Rio de Janeiro, onde vive com a esposa. Apesar do longo tempo fora dos gramados, não desistiu da carreira e espera por novas oportunidades no futuro.
– Eu me casei nesse tempo. A minha esposa está me dando um suporte, estou no Rio de Janeiro, e a gente está acreditando. Continuo esperando e treinando. Eu estou crendo nisso. Quero começar algo do zero, e eu acredito que vai aparecer alguma coisa nessa temporada, as coisas vão voltar a ser como eram – disse.