Na noite deste domingo, o Grêmio confirmou mais uma vez o bom momento que vive na temporada. Diante do Fluminense, no Maracanã, o time comandado por Renato Portaluppi foi a campo sem alguns titulares, de olho na Copa do Brasil, e, ainda assim, venceu por 1 a 0.
Com o resultado, a equipe gaúcha chega ao seu oitavo jogo sem derrota, soma 30 pontos e dá um salto para a oitava posição do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, o Tricolor das Laranjeiras encerra uma longa sequência invicta, permanece com 32 e ocupa a quinta colocação.
Eficiência gremista
No duelo de tricolores no Maracanã, o gaúcho começou mais ligado. Apostando nas descidas pelo lado direito, o time gremista chegou com perigo aos 11. Após cobrança de falta na área, Churín subiu sozinho, mas cabeceou para fora. A bola bateu na trave antes de sair.
Com o passar do tempo, o Fluminense acertou a marcação, e passou a ter presença mais constante no ataque. Aos 25, depois de boa troca de passes, Hudson dominou na entrada da área e chutou para defesa de Paulo Victor.
Quando o time de Odair Hellmann começou a crescer na partida, veio o gol do Grêmio. Em ontra-ataque rápido pela direita, Churín recebeu na área e cruza rasteiro para Pepê, que apareceu livre e só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
Atrás do placar, o Flu se viu obrigado a sair ainda mais para o ataque. Aos 43, Danilo Barcelos cruzou na área, e Fred subiu no terceiro andar para cabecear. Paulo Victor se esticou todo e espalmou a bola que entraria no cantinho direito.
Grêmio controla e vence
Na volta do intervalo, Renato Portaluppi, se aproveitando da vantagem no placar, armou seus comandados para jogarem por contra-ataques no Maracanã. Funcionou.
Logo aos 11, Luiz Fernando chegou pela ponta e chutou cruzado. Muriel não conseguiu defender. No rebote, Everton sofreu falta fora da área. Na cobrança. Jean Pyerre mandou por cima e desperdiçou boa chance.
Do outro lado, o Fluminense, mesmo com a necessidade de buscar o resultado, sequer conseguiu esboçar algum tipo de reação. Com muita lentidão na construção das jogadas, o Tricolor das Laranjeiras não ofereceu nenhum risco à meta defendida por Paulo Victor.
E, além de não conseguir agredir o adversário, o Flu passou a oferecer campo para os gremistas. Ferreira e Thaciano apareceram em excelentes condições para matar a partida no contra-ataque, mas não conseguiram balançar as redes. Apesar das chances perdidas, o Grêmio saiu vencedor no Maracanã.