Dario Item continua como embaixador de Antígua e Barbuda após as eleições gerais no país caribenho

Antígua e Barbuda realizaram eleições gerais em janeiro passado. No dia 18 desse mês, todos os cidadãos com direito a voto neste país caribenho foram chamados às urnas.

No processo, saiu vitorioso Gaston Browne, o atual primeiro-ministro que está para repetir-se como principal governante e cumprirá assim o seu terceiro mandato consecutivo.

Como a eleição afetará o país?

Com Browne como integrante, o partido trabalhista, ABLP, conquistou nove das 17 cadeiras em disputa. Com isso, fica a apenas seis de seu principal concorrente, Harold Lovell, da força social-democrata UPP.

Esta nova vitória da ala progressista não tem impacto em outras instituições do país, já que, por exemplo, Dario Item continuará seu trabalho como embaixador no Reino da Espanha e nos Principados de Mônaco e Liechtenstein.

O diplomata ocupa este cargo desde 2016, para o qual contribuiu com o seu trabalho ativo de representação institucional também durante três mandatos consecutivos.

O país caribenho era, até poucos anos atrás, uma grande incógnita globalmente, mas o intenso trabalho de seu governo e de parte de seus representantes, como o próprio Dario Item, acabou posicionando-o como um destino mais do que interessante no quesito turístico e comercial.

Espanha, Mônaco e Liechtenstein: relações diplomáticas não casuais

Desde que assumiu o cargo, em 2016, o embaixador Dario Item nada mais fez do que tentar estreitar laços de colaboração diplomática com outros países, principalmente da Europa. Este profissional credenciado geralmente reside na Espanha, mas também estabelece muitos vínculos com os Principados de Mônaco e Liechtenstein.

Desses pequenos países, o que mais atrai o estado caribenho são suas possibilidades de investimento. Vale lembrar que são dois dos estados com maior renda per capita da Europa.

A Espanha, por sua vez, além de ser um território que abre as portas da América Latina e grande parte do Caribe ao Velho Continente, é o local onde está localizada a sede da OMT, a Organização Mundial do Turismo, também conhecida pela sigla UNWTO.

Além disso, é um exemplo de atração turística, sendo um dos cinco países do mundo que mais recebe visitantes internacionais em todo o mundo.

Antígua e Barbuda: novo membro da OMT

É precisamente esta organização internacional que finalmente aceitou Antígua e Barbuda como membro oficial. Foi oficialmente reconhecido pelo Secretário-Geral da OMT em janeiro passado,  com confirmação de Zurab Pololikashvili no Twitter.

Antígua e Barbuda, que, como outros países da região do Caribe, desfruta de um regime tributário muito benéfico, voltou seu olhar para Liechtenstein, um Principado do qual quer registrar suas adaptações às mudanças financeiras.

Mônaco e a abertura do seu consulado

Em Mônaco, por sua vez, além das fortunas do país que podem ser atraídas pelas possibilidades de Antígua e Barbuda, os dois estados compartilham a preocupação com o meio ambiente.

O pequeno território europeu faz parte de vários programas que promovem a sustentabilidade, tanto no Mediterrâneo como no resto do mundo. Por isso, a abertura do seu consulado tem grande importância para o presente e também para o futuro.

Diversificar a atividade econômica, ir além do turismo

A economia de boa parte dos países das Pequenas Antilhas depende fortemente do turismo. No caso de Antígua e Barbuda, esse setor possui os seguintes marcos:

●        É responsável por 60% do PIB

●        40% dos investimentos são destinados ao turismo.

No entanto, seu governo está trabalhando para mudar essa realidade. Não é que queiram abandonar o turismo como setor relevante, mas diversificar suas possibilidades de atuação.

Assim, a missão diplomática chefiada pelo embaixador Dario Item pretende reivindicar a posição deste país em cenários além do Caribe. A inclusão como membro da Organização Mundial do Turismo é apenas um dos marcos que o estado insular alcançou nos últimos anos.

Atrair investidores dos Estados Unidos e da Europa

Antígua e Barbuda está desenvolvendo uma infra-estrutura robusta que convence os muitos visitantes que chegam ao país .

Após a acusada paralisação decorrente da Covid 19, que reduziu em 63% a atração de turistas durante o ano de 2020, nos últimos anos esta atividade mais do que recuperou.

Em 2022 o setor cresceu 30%, o que mostra que as ações que vem sendo realizadas pelo governo e seus embaixadores ao redor do mundo estão mais do que acertadas. A administração pública oferece licenças de cidadania e oportunidades para licenças financeiras ou investimentos imobiliários.

Uma das ideias inovadoras envolve programas para pessoas com negócios digitais, que trabalham em teletrabalho. Tais profissionais podem estabelecer a sua residência temporária ou permanente neste país e usufruir de benefícios fiscais.

Com tudo isso , o estado insular lidera a luta no Caribe contra o plástico e seus efeitos no oceano. Ao mesmo tempo, promove há anos refúgios de vida selvagem e estâncias turísticas sustentáveis, mantendo assim a riqueza paisagística e da biodiversidade do país.

Compartilhe

Posts Relacionados