Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase do Campeonato Paulista de 2019, os classificados para as quartas de final já estão definidos. Como esperado, os times tradicionais do estado de São Paulo, os chamados grandes, já garantiram sua vaga.
Santos, Corinthians e Palmeiras já garantiram seu passaporte para continuarem na competição. A única exceção, desta edição, fica com o São Paulo. Para não depender de outros resultados, o Tricolor Paulista precisa necessariamente vencer o São Caetano, jogando fora de casa. Qualquer outro resultado o deixará à mercê do placar do jogo entre Oeste e Mirassol para passar para a próxima etapa do estadual.
A ordem dos colocados na primeira fase é importante para determinar os mandos de campo nas quartas de final. Os líderes dos grupos tem o benefício de jogar a segunda partida desta fase, em seu estádio, na qual serão definidos os semifinalistas do Campeonato. Mas, nesta edição, a liderança dos grupos só será conhecida na última rodada da fase atual.
Grupo A
No Grupo A, RB Brasil e Santos já garantiram a continuidade de sua participação no Campeonato Paulista e serão protagonistas de um dos confrontos mais técnicos da fase de quartas de final. As duas equipes possuem estilos semelhantes, apesar de que o Santos está se mostrando ser mais qualificado, com futebol vistoso.
O RB está apresentando bom toque de bola e velocidade nas transições, tanto é que conseguiu vencer o Corinthians por 2 a 0, mesmo jogando em Itaquera. Contra o Palmeiras, também teve chances de vencer, pois exerceu domínio em parte do jogo, mas o resultado final ficou em 1 a 1. Esse cenário já justifica sua classificação e o credencia a ser um adversário difícil para o Santos.
Grupo B
Pelo grupo B, Palmeiras e Novo Horizontino também se enfrentarão nas quartas de final. No clássico contra o São Paulo, o Palmeiras mostrou nova escalação que deixou o time com maior movimentação e objetividade. Isso demonstrou que Felipão está se aproximando da formação ideal do time titular.
A equipe do Novo Horizontino está mostrando que tem capacidade de se moldar à postura tática do adversário. O desempenho que teve contra o Santos na última rodada comprova este fato, pois conseguiu congestionar o meio campo santista e tirar a efetividade da posse de bola que é um dos diferenciais da equipe de Sampaoli. Com a vitória por 1 a 0, mostrou ser cirúrgica, criando oportunidades perigosas.
Grupo C
Corinthians e Ferroviária de Araraquara são os classificados do Grupo C. Corinthians está em viés de crescimento após o clássico contra o Santos e parece que Carille encontrou o jeito de fazer o Timão jogar. A mobilidade que apresentou contra o Oeste, com Jadson e Sornoza, responsáveis pela criação, mostra prognóstico positivo. O placar de 1 a 0 não foi maior porque seu atacante Mauro Boselli não foi feliz em algumas finalizações.
Apesar de ter caído de rendimento nos últimos jogos, a Ferroviária também está mostrando bom toque de bola. Especialmente no primeiro tempo do jogo contra o São Paulo, no qual teve meio campo envolvente e troca de passes rápidos. No jogo contra o Palmeiras, também apresentou domínio, porém sem conseguir traduzi-lo em chances reais, amargou o empate sem gols, em um dos jogos mais chatos do campeonato, até o momento.
Grupo D
A equipe do Ituano já garantiu sua presença na próxima fase do campeonato como líder do grupo. Espera, agora, a definição de seu adversário para o confronto das quartas, que poderá ser São Paulo ou Oeste de Barueri. O Ituano, também, procura se adaptar para neutralizar as principais características do adversário. Com essa estratégia conseguiu golear o Santos por 5 a 1.
São Paulo continua fazendo campanha sofrível com pouca organização em campo e muito dependente do meia Hernanes, que não está no melhor momento de sua forma física e técnica. Sem treinador oficial no comando da equipe, o coordenador técnico Vagner Mancini, ainda não conseguiu trazer linearidade às atuações do grupo.
A equipe de Barueri se apresenta como time marcador e está formatada com defesa forte e velocidade nas pontas, para criação de contra-ataques. O Oeste teve boa atuação contra o Santos, apesar da derrota por 3 a 2. Não só neutralizou a equipe praiana, como também ficou por duas vezes a frente do placar.
odas as equipes confirmadas na fase de quartas de final mostraram atuações interessantes ao longo do Campeonato Paulista e cada uma, a seu modo, tem qualidades para justificar a classificação.