Endrick de apenas 15 anos vai jogar o Mundial? Veja os planos que o Palmeiras tem para o craque da Copinha

Garoto de apenas 15 anos brilha na base e cria expectativa enorme nos torcedores

A cada grande atuação de Endrick na Copinha, aumenta a ansiedade do torcedor do Palmeiras para ver a promessa no time profissional. Muitos, inclusive, querem o garoto de 15 anos já no Mundial de Clubes, em fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos. Principalmente após o golaço de meia-bicicleta, contra o Oeste, no jogo que garantiu o Verdão nas semifinais do torneio sub-20.

Mas é possível que isso aconteça? Pelas regras da Fifa, sim. A entidade permite que um atleta da idade dele atue pelo time profissional em suas competições, diferentemente do que acontece no Brasil, onde é preciso ter ao menos 16 anos.

Endrick comemora a classificação do Palmeiras à semifinal da Copinha — Foto: Roberto Zacarias / Palmeiras

Endrick comemora a classificação do Palmeiras à semifinal da Copinha — Foto: Roberto Zacarias / Palmeiras

Dessa forma, não há impedimentos para que ele seja inscrito no Mundial pelo Palmeiras. E aí depende só do clube decidir levá-lo aos Emirados Árabes para participar do torneio.

Entretanto, o Verdão trata essa possibilidade com muita cautela. Por vários motivos. A começar pelo fato de Endrick nem sequer ter contrato profissional com o Palmeiras, já que só pode assinar a partir dos 16 anos, que serão completados no dia 21 de julho.

O clube se prepara e negocia para acertar esse acordo com o jogador e tem a promessa do pai dele, o responsável pelo atleta, de que ficará no Palmeiras independentemente do interesse de outras equipes, inclusive da Europa. A permanência é bem vista por todos os envolvidos.

Dentro do Palmeiras, o planejamento e a expectativa são voltados para que ele seja integrado ao profissional somente no segundo semestre, após o aniversário de 16 anos. Não há preocupação em "queimar etapas", já que ele é visto em condições de fazer parte do elenco, mesmo com a pouca idade.

Além disso, para o garoto ser inscrito no Mundial, ele teria que tirar a vaga de algum atleta do grupo principal. A Fifa permite apenas 23 jogadores por equipe na competição. Por isso, pelo menos quatro jogadores já terão de ser cortados.

O Palmeiras enviou uma pré-lista para a Fifa com 34 nomes, e Endrick não consta nessa relação. A inscrição final será no dia 24 de janeiro, um dia antes da final da Copinha – o Verdão está na semifinal.

Endrick em treino do time profissional do Palmeiras  — Foto: César Greco/Agência Palmeiras

Endrick em treino do time profissional do Palmeiras — Foto: César Greco/Agência Palmeiras

O garoto de 15 anos fez alguns treinos com o time profissional na semana passada, mas teve de se afastar por ter contraído a Covid-19.

Diante de toda a expectativa criada sobre Endrick, o Palmeiras tem blindado o jogador. O clube proibiu que ele dê entrevistas antes, durante e depois dos jogos da Copinha.

Compartilhe

Posts Relacionados