Os grandes campeões da Copa do Brasil
A Copa do Brasil 2019 terminou com a consagração do Athletico Paranaense, time que venceu os dois encontros da decisão ante o Internacional de Porto Alegre por 1 a 0 e 2 a 1. A segunda competição mais importante no panorama futebolístico brasileiro tem ganhado cada vez mais relevância junto dos times participantes. Vejamos o histórico desse campeonato.
Pela primeira vez, deu Athletico
O ano de 2019 ficará para sempre marcado na história do Athletico Paranaense. Pela primeira vez em sua trajetória, o time de Curitiba ergueu o troféu da competição, contrariando as expectativas, uma vez que o favoritismo era todo do Internacional. Para poder celebrar essa conquista, o Athletico chegou na decisão após deixar pelo caminho o Fortaleza, o Flamengo, o Grêmio e, por fim, o Internacional de Porto Alegre. Na decisão, a equipe começou por vencer o jogo de ida na Arena da Baixada por 1 X 0. Já na volta, disputada no Beira-Rio e com um forte apoio da torcida Colorada, o Athletico voltou a triunfar, nessa ocasião por 2 a 1.
Para o "Furacão", esse foi um tremendo feito, ainda que esta não tenha sido a primeira vez que o time alcançou a final. O Athletico, no ano de 2013, comandado à época por Vagner Mancini, disputou a decisão com o Flamengo. Em casa, empatou em 1 a 1, mas havia perdido o jogo de ida no Maracanã por 2 a 0, com ambos os gols tendo sido marcados no final do jogo. A revanche, entretanto, aconteceu nas quartas da Copa do Brasil 2019, que teve a melhor média de público dos últimos anos, dado que o Athletico bateu o "Mengão", já orientado por Jorge Jesus, na decisão por pênaltis. Vale mencionar que, com exceção das duas edições em que chegou à final, o Athletico não chegou nem às semis em outras edições.
LEGENDA: A Copa do Brasil é nossa! Bastidores do título
Cruzeiro segue sendo o maior vencedor
Vencedor da edição de 2018, ao bater o Corinthians na final por 1 a 0 e 2 a 1 – curiosamente os mesmos resultados que se verificaram nas partidas de ida e volta da decisão desse ano –, o Cruzeiro procurou revalidar o título e chegou até mesmo a disputar as semis da competição com o Internacional. No entanto, a "Raposa" não teve sucesso e terminou eliminada por um resulta do agregado de 4 a 0. Ainda assim, o time de Belo Horizonte continua a ostentar o estatuto de maior vencedor da história da competição, visto que já ergueu a tão desejada Copa em seis ocasiões (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018), possuindo vantagem de um título em relação ao Grêmio, segundo maior vencedor. Os gremistas também marcaram presença nas semis da competição, saindo derrotados da eliminatória com o Athletico Paranaense nos pênaltis após vitórias por 1 a 0 para cada lado. A equipe do Rio Grande do Sul foi a primeira a vencer o torneio, no ano de 1989, e celebrou sua conquista pela última vez em 2016.
LEGNDA: Trajetória do Cruzeiro – Copa do Brasil 2018
Nessa hierarquia de times campeões da competição, o terceiro lugar é compartilhado por três equipes, cada uma delas com exatamente três títulos do campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. O Flamengo venceu a Copa do Brasil em 1990, 2006 e 2013, estando nesse momento em igualdade com os rivais paulistas Corinthians (1995, 2002 e 2009) e Palmeiras (1998, 2012 e 2015), sendo o Verdão o maior vencedor de campeonatos brasileiros, ainda que, segundo as odds disponíveis no site de apostas esportivas Betway, não seja o favorito à conquista dessa edição do campeonato. No que se refere ao número de vices, ninguém bate o Flamengo. O time conta com um total de quatro dissabores, o último deles em 2017.
Internacional (1992), Fluminense (2007), Vasco da Gama (2011), Santos (2010), Sport (2008), Atlético Mineiro (2014), Criciúma (1991), Juventude (1999), Paulista (2005) e Santo André (2004) são os demais times que já conquistaram a competição.
Paulistas dominam
A vitória do Athletico Parananense simbolizou a primeira conquista por parte de um time oriundo do estado do Paraná. Na distribuição por estados, é em São Paulo que está concentrada a maior parte de títulos da Copa do Brasil, totalizando nove. Nessa escala, os estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais vêm imediatamente a seguir, com sete conquistas cada. Por fim, no Rio de Janeiro cinco equipes venceram a Copa.
Para 2020 está marcada a 32ª edição da Copa do Brasil, que ainda precisa definir quem serão os times classificados para a competição. Ao todo, 91 equipes participarão do torneio, que provavelmente vai ocorrer entre os meses de fevereiro e setembro.
